O mundo de hoje divide as pessoas, o mundo atual estimula o individualismo egocêntrico, os líderes mundiais das potências promovem a competição selvagem. Ou mesmo guerras, como estamos vendo no Oriente Médio e, também, entre Rússia e Ucrânia.
Uma das poucas forças que se opõem a essa fragmentação social nociva é o sindicalismo. O movimento sindical prega sempre a unidade. Por quê? Porque a unidade é um sentimento forte entre a classe trabalhadora.
Por que digo isso? Porque vai haver eleições em nosso Sindicato, dias 30 e 31 de outubro. E a categoria metalúrgica por nós representada, em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, vai unida às urnas.
Participará das eleições a Chapa “Metalúrgicos em Ação”, composta pela atual diretoria, com mais dois novos integrantes. O lema é: Experiência, Unidade, Trabalho e Conquistas.
A chapa 1 é liderada por Josinaldo José de Barros (Cabeça), grande liderança da categoria. No momento, ele está licenciado. Mas voltará em breve à presidência da nossa entidade. Cabeça é o líder que agrega, trabalha de forma incansável, defende a categoria e nos aponta caminhos.
A atual diretoria se orgulha do trabalho realizado. Foram muitas as obras no Clube de Campo e na Colônia de Férias. Reformamos também a sede e instalamos energia solar em todas as unidades do Sindicato.
Outra ação sindical de peso são os acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados das empresas. A economia brasileira está crescendo e, por isso, a diretoria luta pra que a categoria seja beneficiada também. Uma forma efetiva de beneficiar metalúrgicos e metalúrgicas é garantindo pagamento da PLR.
Sou diretor de Esportes do Sindicato. Posso dizer que o esporte metalúrgico (que foi interrompido na Pandemia) voltou ainda mais forte, seja no futebol de campo, seja no futsal. O esporte une as pessoas, agrega, promove integração social e melhora as condições de saúde.
Participe – Pode votar dias 30 e 31 todo associado ao Sindicato há pelo menos seis meses. Nosso site e redes sociais informarão, cotidianamente, acerca do processo eleitoral. Queremos a participação de todos os sócios. Mas faço um chamamento especial pela participação das mulheres e dos jovens.
Duas datas – Outubro é o mês do Professor. Dia 15 é a data dos nossos mestres. Esse reconhecimento decorre de decreto do presidente trabalhista João Goulart. Outro dia importante é 12 de outubro – Dia da Criança. Nosso Sindicato mantém o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que já beneficiou milhares de crianças.
O sindicalismo não é apenas uma força que trabalha pela unidade. Somos uma força transformadora, que busca construir um mundo de trabalho decente, renda justa, paz e melhoria das condições de trabalho.
Um abraço. E vamos em frente.
Ricardo de Oliveira (Xabi), Presidente interino da diretoria Metalúrgicos em Ação.