Campanha salarial dá o primeiro passo – Ricardo Pereira de Oliveira

0
15
Nesta terça, dia 27, começou oficialmente a campanha salarial dos metalúrgicos do Estado de São Paulo. Somos cerca de 600 mil trabalhadores, organizados em 54 Sindicatos, coordenados por nossa Federação estadual. Assembleia aconteceu na sede da Federação, em SP.
Nosso Sindicato, como é tradição, participou com uma delegação grande. Estive eu, Roseli Lima, Pedro Pereira da Silva (Zóião), Célio Malta, Robson Amadeu, Raquel de Jesus, Márcia de Aquino, José Pereira dos Santos, José João da Silva (Jau), Elenildo Queiroz (Nildo) e Jaciel Barbosa (Jassa).
Sob comando de Eliseu Silva Costa, presidente da Federação, a assembleia discutiu a conjuntura econômica e política em meio à qual nossa campanha ocorrerá. Também foram definidos prazos para realização das assembleias em cada base sindical e a finalização da pauta geral pela Federação.
A conjuntura econômica brasileira é boa, com crescimento do emprego, controle inflacionário e estabilidade política. Segundo levantamento do Dieese, perto de 90% das categorias tem obtido ganho real nas negociações coletivas nos últimos meses.
Como todos sabem, não existe mais lei que garanta ao menos reposição das perdas inflacionárias. Portanto, toda negociação coletiva começa do zero. Nossa meta, claro, é conquistar aumento real, a fim de valorizar os salários metalúrgicos.
Ao usar da palavra na assembleia, e no bom sentido, chamei atenção das lideranças para o problema da perda de indústrias, que em Guarulhos é muito forte. O sindicalismo sozinho não tem forças pra enfrentar esse problema, que requer apoio político dos governos municipal, estadual e federal.
A indústria é quem ainda paga os melhores salários. Mas estamos longe de receber salários compatíveis com a importância da nossa categoria. E os pisos salariais estão cada vez mais achatados, o que desestimula os jovens de procurar emprego em nosso setor.
A data-base dos 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical é 1º de novembro. Nosso Sindicato fará todo o empenho pra mobilizar a categoria, desencadeando a necessária pressão sobre a classe patronal. As lideranças querem melhorar a condição da categoria metalúrgica e para isso já comunicam suas bases, chamando à luta.
Que nossa campanha tenha êxito, resultando em avanços nas Convenções, inclusive no item que possa garantir igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função. Aliás, esse tema foi apontado na assembleia por nossa diretora Roseli e outras companheiras presentes.
Futsal – O 18º Campeonato Metalúrgico vai estrear dia 1º de setembro. Jogos aos domingos de manhã, na quadra do nosso ginásio poliesportivo, no Clube de Campo do Sindicato. Desejamos às equipes e jogadores um excelente Campeonato. Convido os amantes do esporte que compareçam ao Ginásio e prestigiem o esporte amador.

Um abraço. Saúde para todos!

Ricardo Pereira de Oliveira, Presidente interino Diretoria Metalúrgicos em Ação E-mail: ricardo@metalurgico.org.br Facebook: /ricardosindicato.metalurgicos