Há mais de 40 anos, nosso Sindicato conta com um Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador. Foi esse Departamento que organizou o 29º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, sexta, em nossa sede.
O Seminário foi um sucesso, pois lotou o plenário no quinto andar. Entre as 230 pessoas, 190 eram trabalhadores e trabalhadoras de fábricas em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.
Durante toda a manhã, cipeiros, técnicos em segurança no trabalho, profissionais de RH, engenheiros de segurança e outros assistiram a importantes palestras e puderam também tirar dúvidas ou debater temas ligados ao trabalho decente.
Uma bela surpresa foi o comparecimento do presidente ainda licenciado, Josinaldo José de Barros (Cabeça), que fez uso da palavra, deixando uma mensagem de união e esperança aos presentes – ele foi longamente aplaudido.
As palestras foram um dos pontos altos do Seminário. A riqueza do conteúdo tratado estimulou perguntas e debates. Todos nós aprendemos mais e, com certeza, poderemos fazer ainda melhor nosso trabalho sindical em prol da saúde física e mental, como também contra os acidentes de trabalho e os assédios.
Outra demonstração de prestígio de nosso evento foi a presença do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Fundacentro e do Cerest local.
Como se sabe, a legislação evoluiu e agora a Cipa tem mais um “a”, de assédio. Portanto, afora suas atribuições tradicionais, o cipeiro poderá atuar na prevenção e, também, no combate a todas as formas de assédio nos ambientes de trabalho.
Agradeço o empenho de toda nossa diretoria para o êxito do 29º Seminário. Agradeço os participantes vindos das fábricas, como também os palestrantes e os representantes de órgãos oficiais.
Todos nós ganhamos quando agregamos conhecimento, ainda mais se esse conteúdo puder ser posto em prática nas Cipas e nas tarefas sindicais cotidianas.
Fizemos um grande Seminário. Nossa luta por saúde física e mental, contra acidentes e de combate aos assédios ganhou força, certamente.
Assembleia – Desde a semana passada, a diretoria percorre fábricas e distribui o boletim do Sindicato, chamando pra assembleia em nossa sede, na sexta, dia 27. A assembleia vai definir a pauta de reivindicações. Compareça, chame outros companheiros.
O sindicalismo é muito dinâmico. Tanto assim que, junto com o Seminário e a assembleia de campanha, não nos descuidamos do esporte. Todo domingo, tem uma nova rodada do Futsal Metalúrgico no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo.
11 dias – É o tempo que falta para as eleições a prefeito e vereador. Não deixe de votar e manifestar sua vontade cidadã. Vote nos melhores, nos mais éticos, nos mais capazes.
Ricardo de Oliveira (Xabi),
Presidente interino
Diretoria Metalúrgicos em Ação
E-mail: ricardo@metalurgico.org.br
Facebook: /ricardosindicato.metalurgicos