Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

0
129

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação (R$ 22,00 por dia trabalhado); e manutenção das demais cláusulas da Convenção.

Pagamentos serão retroativos a março de 2024, visto que a CCT não havia sido renovada desde então. Willian Ferreira da Silva, diretor do Sindicato, diz: “Foram meses de muita luta, cansaço e resistência, mas conseguimos alcançar um acordo positivo”.

Tratativas começaram ainda em março de 2024, referentes à data-base 2024/2025, e passaram por diversas rodadas de negociação com o sindicato patronal, sem sucesso. Diante do impasse, o Sindicato buscou o Ministério Público do Trabalho para intermediar o diálogo, mas não houve acordo.

Como alternativa, o Sinpospetro-DF ingressou com um processo de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Durante o andamento, iniciou-se a nova data-base (2025/2026), o que fez com que a negociação passasse a incluir esse período.

Um acordo foi firmado em 3 de novembro, abrangendo as duas Campanhas Salariais. Ou seja, de 2024/2025 e 2025/2026, garantindo conquistas significativas para os trabalhadores.

Agora, o Sindicato já se prepara para o próximo ciclo de negociações: em janeiro de 2026, começam as assembleias de base, para que em março a nova Campanha Salarial se inicie com uma categoria mobilizada e confiante.

Willian afirma: “O desafio nunca acaba, mas a gente segue com a cabeça erguida e a certeza de que vale a pena lutar. O Sindicato existe para isso: defender os frentistas e garantir mais dignidade e valorização para cada trabalhador”.

MAIS – Sites da Fenepospetro e Sindicato do Distrito Federal.