No próximo dia 19 (segunda-feira), um grande evento reunirá sindicalistas, entidades e ativistas pró-democracia para homenagear Manoel Fiel Filho, trabalhador metalúrgico assassinado há 50 anos pela ditadura, no dia 17 de janeiro de 1976. A data passou a celebrar o Dia do Delegado Sindical, função que Fiel Filho também exercia na empresa onde trabalhava, a Metal Arte.
O ato acontecerá no Sindicato dos Aposentados da Força Sindical (antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo), rua do Carmo, 171, Centro-SP (próximo à Praça da Sé), a partir das 18 horas.
Lançamento – Na ocasião, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), organizadora do evento, fará o lançamento do livro ‘Carrascos da Ditadura’, escrito pelo jornalista Jorge Oliveira. Ele também dirigiu o documentário ‘Perdão, Mister Fiel’, que será exibido ao público presente. A produção, de 2009, ganhou diversos prêmios no Brasil e no exterior e está disponível no YouTube.
Ambas as obras, livro e filme, narram a trajetória de Manoel Fiel Filho, denuncia os responsáveis por sua prisão, tortura e morte, e analisa o funcionamento da repressão política no Brasil e na América do Sul.
Haverá, ainda, homenagens, como a entrega da “Medalha Manoel Fiel Filho”, informam os organizadores.
FAP – A Fundação Astrojildo Pereira é uma instituição aberta para análise, estudos e debates sobre questões da atualidade, acessível a qualquer pessoa interessada. Seu principal objetivo é difundir os ideais democráticos e os princípios republicanos, a liberdade, a igualdade de oportunidades, a cidadania plena e a justiça social, mas sem ações eleitorais nem panfletárias.
Além da Fundação, o evento conta com o apoio de diversas Centrais Sindicais, Comissão de Justiça e Paz, Centro de Memória Sindical, Coletivo Memória e Democracia e Agência Sindical.
MAIS – Sites das Centrais, Centro de Memória Sindical, Fundação Astrojildo Pereira e outros. Agência Sindical: (11) 3214.5517 ou 3159.1961









