Frentistas de SP definem e encaminham pauta

0
10

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a pauta unitária de reivindicações. Documento será protocolado na entidade patronal nos próximos dias.

Negociação estadual abrange 100 mil trabalhadores. Data-base, 1º de março. A tradição de unir Sindicatos e Federação fortalece as negociações e propicia avanços.

Itens – A pauta pleiteia reajuste salarial pelo INPC acumulado até março, mais 10% de aumento real; vale-alimentação de R$ 40,00 por dia trabalhado e aumento dos itens da cesta básica. No vale-transporte, a luta é por gratuidade ou pagamento em dinheiro ao funcionário que optar pela utilização de transporte próprio.

Outras reivindicações da pauta são proibir a terceirização, pagar Participação nos Lucros e/ou Resultados, que hoje não compõe a Convenção Coletiva, e fim da escala 6×1.

Telma Cardia, presidente do Sindicato de Guarulhos, aborda a inserção de cláusulas pelos direitos da mulher. Ela diz: “Incluímos nas reivindicações o direito a estabilidade de 90 dias, mais o tempo de aviso prévio, para a companheira que retorna da licença-maternidade. Esse período é o mais difícil a uma mulher e, infelizmente, é muito comum que ela seja desligada já na volta ao trabalho”.

Negociação – Na avaliação de Luiz Arraes, presidente da Fepospetro, o momento nacional está melhor pra negociar. Por isso, há boa expectativa quanto às negociações com o setor patronal. Arraes reforça: “O País vive um momento melhor, assim como o setor. Houve recorde nas vendas de veículos e estamos perto de atingir pleno emprego. Muitos trabalhadores estão migrando pra outras áreas onde não se pratica a escala 6×1. Isso aumenta a procura por mão de obra. É hora de valorizar nossa profissão”.

Histórico – Sindicatos realizaram, desde o final do ano passado, assembleias em suas bases, definindo as principais reivindicações. Quarta, elas foram agregadas em uma Pauta unitária, que atende os pleitos de todas as bases.

Arraes destaca a boa participação da categoria: “O engajamento dos trabalhadores tem crescido. Nas assembleias estaduais a presença foi muito forte. Isso também fortalece a nossa negociação”. O presidente reafirma que a união Sindicatos-Federação tem sido decisiva para o sucesso das negociações e avanços da categoria no Estado.

Brasil – Conta com 550 mil trabalhadores em postos e lojas de conveniência por todo o País, representados pela Fenepospetro.

MAIS – Site e redes sociais da Fepospetro, Fenepospetro e sindicatos de São Paulo.