19 C
São Paulo
segunda-feira, 19/05/2025

A cada cinco acidentes de trabalho, um é fatal

Data:

Compartilhe:

Agência Sindical entrevistou na live de sexta, dia 19, Carlos Aparício Clemente. Ele é diretor dos Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e coordenador do Espaço da Cidadania, que atua na inclusão ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

Clemente é um dos responsáveis por estudo realizado pelo Sindicato sobre acidentes de trabalho e mortes no setor metalúrgico em Osasco, que compreende período de uma década. O dirigente revela um quadro dramático. O levantamento analisou, em dez anos, 105 casos gravíssimos de acidentes e amputações. A cada cinco acidentes graves, uma morte.

A maioria das vítimas é jovem. Cerca de 54,3% dos acidentes atingiram metalúrgicos com até 35 anos, considerados jovens pela Organização Internacional do Trabalho. Dedos e mãos foram as partes mais atingidas, representando 60,7% do total. Acidentes fatais compõem 20% do estudo.

Para Clemente, esse cenário de guerra é resultado do descaso declarado e desmonte da fiscalização trabalhista. “Tínhamos 27 fiscais, esse número caiu pra cinco. Antes se atacava e buscava a solução. Hoje temos uma fiscalização burocrática, que leva em média um ano”, denuncia. Ele alerta: “Se não há fiscalização, não há como responsabilizar o culpado”.

O estudo será lançado dia 16 de julho, no 41º Ciclo de Debates sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Devido à pandemia, o evento se dará de medo virtual. “Queremos denunciar e alertar a sociedade pra essa situação. No que depender do poder público, nada vai mudar”, lamenta o dirigente metalúrgico.

A atividade acontecerá das 18 às 19h30 e terá participação da enfermeira Fernanda Giannasi (fundadora da Abrea), Margarida Barreto (médica do Trabalho) e Antônio Rebouças (advogado previdenciário).

Participe – Se inscreva pelo celia.assessoria@sindmetal.org.br, ecidadania@ecidadania.org.br ou pelo WhtasApp (11) 96078.0209. A atividade também será transmitida pelo Facebook do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, que permite a interação. Pra acessar a página, basta clicar aqui.  

“Nosso objetivo é mobilizar cipeiros e profissionais da área de segurança do trabalho, pra mostrar o que está acontecendo.Também estamos em contato com os personagens dessas histórias para dar rosto a essas denúncias”, conta Clemente.

Live – Assista à entrevista na íntegra: parte 1 e parte 2.

Informações – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

Conteúdo Relacionado

Juros altos não contêm alta dos alimentos

Pesquisa Nacional da Cesta Básica, feita pelo Dieese, mostra que o preço dos alimentos básicos continua subindo. Entre março e abril, houve aumento em...

Frentistas do Rio obtêm ganhos reais

Frentistas do município do Rio de Janeiro obtiveram importantes conquistas na nova Convenção Coletiva de Trabalho, com validade entre 2025 e 2027. Trabalhadores conquistaram...

Patah cobra PLR justa para comerciários

As vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 0,8% entre fevereiro e março, apura o IBGE. Patamar é o maior da série histórica, iniciada...

Brasil em Cannes incentiva regulação do streaming, diz Sonia

O Brasil é o país homenageado pelo Marché du Film, maior mercado de filmes do mundo. Evento integra o 78º Festival de Cannes, que...

Comerciários oferecem mais mil vagas em SP

Nesta quinta, 15, acontece nova edição do “minimutirão” de empregos do Sindicato dos Comerciários de SP. Evento oferece mais de mil vagas em nove...