O brasileiro foi às urnas, neste domingo, para dar um basta na intolerância, no ódio e, principalmente, para reafirmar a democracia. O Brasil votou pela retomada do processo civilizatório e pela reconstrução do estado democrático de direito. Eu, nordestino, como o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sinto orgulho de fazer parte desse momento único do país. E o Nordeste fez toda diferença, escrevendo um capítulo especial nessa história.
Só o presidente Lula, tem habilidade para criar um pacto social que envolva todas as classes em torno de um projeto, para manter e fortalecer a democracia no país. A luta em defesa da democracia tem que ser permanente. Temos que ficar vigilantes. Se tem uma coisa que aprendemos nos últimos quase quatro anos é que com a democracia não se brinca, ela é sagrada e a nossa Constituição Cidadã deve ser protegida custe o que custar.
O governo Lula será de inclusão social com a adoção de políticas públicas, que atendam às necessidades do povo. É preciso resgatar o papel das instituições, principalmente, as que atuam na esfera social. As entidades de classes, que fazem o elo com a sociedade, precisam ser fortalecidas para que possam dar sustentação a política progressista do governo Lula. A classe trabalhadora tem muita luta pela frente. Precisamos avançar nas conquistas garantindo aumento real nos salários, moradia, saúde e educação para todos.
O sindicato é o principal interlocutor entre o capital e o trabalho. Espero que, neste terceiro mandato, Lula redefina a ação dos sindicatos, que desempenham uma função social importante no país. Estamos lutando por dias melhores, pela vida, por mais empregos, pelo fim da fome, contra a violência, contra o preconceito, pelas nossas florestas, pelos povos indígenas, contra a intolerância religiosa, por respeito às mulheres, pelos menos favorecidos, por dignidade e por paz.
A democracia sai vitoriosa dessa eleição. A nossa resistência e persistência foram essenciais para retirar do poder a extrema-direita, que promovia o desmonte do estado.
Hoje é dia de comemoração! Líderes mundiais celebraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Nós também vamos festejar, mas nos preparar para participar desse processo de transformação. Os desafios serão grandes, teremos que ser sábios e exercer a virtude cívica. Somos os protagonistas dessa história, e, a partir de agora, ninguém solta a mão de ninguém. O Brasil escolheu a democracia. Fica aqui, o meu agradecimento especial a todos os companheiros, que acreditaram na luta e caminharam com a gente até o fim. Parabéns, presidente Lula! Estamos juntos para reconstruir o Brasil.
Clique aqui e leia mais artigos.
Acesse – https://fenepospetro.org.br/