Uma das conquistas da atual campanha dos Metalúrgicos de Guarulhos e região é o pagamento de Abono de 26% do salário nominal. Segundo a subseção do Dieese no Sindicato, o Abono injetará cerca de R$ 40 milhões no mercado. A primeira parcela, de 13%, deve ser paga até dia 30 deste mês. A segunda, até 20 de dezembro.

A negociação coletiva prossegue, mas os acordos já firmados beneficiam mais de 80% da categoria, cerca de 36 mil trabalhadores. Os acordos têm obtido reajuste de 11,08%, Abono de 26% e preservação dos direitos na Convenção Coletiva.

CONQUISTA – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Josinaldo José de Barros (Cabeça), esclarece: “O Abono é conquista. Não existe lei que garanta Abono ou recupere as perdas pela inflação”. E completa: “Toda negociação coletiva começa do zero”.

Cabeça lembra que alguns grupos patronais já fecharam esse acordos com os trabalhadores, mas que ainda faltam empresários. “O Grupo 10 patronal, por exemplo, não negocia com a categoria há anos. Caso a gente não tenha uma resposta, iremos negociar diretamente com as empresas, até que toda a base seja contemplada com reajuste e Abono”, garante o dirigente.

Para isso, ele reforça que é preciso engajar toda a categoria. “Até aqui, fechamos acordos graças à união de todos. Mas é preciso estar mobilizado para que 100% dos metalúrgicos de Guarulhos e região sejam beneficiados”, avalia Cabeça.

COMÉRCIO – Esse aporte beneficiará também comércio e comerciários, diz Walter dos Santos, presidente do Sindicato da categoria em Guarulhos e Região. “Parabenizo os metalúrgicos por esse Abono e agradeço em nome da categoria comerciária”, afirma.

MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.