20.7 C
São Paulo
sábado, 28/09/2024

Abril tem ganho real em 77% das negociações

Data:

Compartilhe:

Os reajustes salariais em abril tiveram ganho real em 77% dos casos, segundo dados do boletim do Dieese que avalia as negociações coletivas no Brasil.

No mês, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido no período de 12 meses fechou em 3,23%. Apenas 3,2% das negociações tiveram índices insuficientes para repor as perdas salariais frente à inflação, enquanto 19,8% corrigiram pelo índice.

Queda – O resultado de abril é inferior ao do primeiro trimestre, quando 86,1% das negociações conquistaram percentuais acima do índice inflacionário.

Luís Ribeiro, técnico do Dieese, explica: “Em abril houve uma grande quantidade de negociações de categorias do comércio, que normalmente obtém apenas reposição da inflação”.

Segundo ele, não há nenhum sinal na economia que justifique o recuo. “O resultado mostra que foi muito pouca a quantidade das negociações que não conseguiram repor a inflação.

Isso indica que a economia se mantém está em recuperação”, analisa Luís Ribeiro.

O técnico do Dieese pondera, no entanto, que ainda não é possível avaliar como vai ficar o cenário nos próximos meses, pois as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul terão impacto no cenário econômico, com pressão sobre a inflação.

Destaque – O ponto positivo em abril ficou para indústria e serviços, no quais 88,8% e 86,9% dos reajustes, respectivamente, ficaram acima do índice inflacionário.
Já no comércio, esse percentual foi de 74%, com 22,8% dos reajustes iguais ao INPC, a maior proporção entre os setores.

Regiões – Todas as áreas registraram mais de 80% de negociações com reajustes acima da inflação. O Sudeste se destaca com 88,9% dos casos positivos, enquanto o Sul teve o menor percentual abaixo da inflação (1,4%).

MAIS – Site do Dieese.

Conteúdo Relacionado

Desemprego cai, renda sobe

Sinais evidentes de que vai bem a economia brasileira. A taxa de desemprego mantém trajetória de queda e recua pra 6,6% no trimestre finalizado...

Tabata se reúne com Força e UGT

Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo, pelo PSB, encontra-se nesta segunda (30) com dirigentes da Força Sindical e da União Geral de...

SindForte volta a negociar

Após pressão do Sindicato, com distribuição de boletim nas empresas, visitas às bases e reuniões dos Sindicatos de trabalhadores, o patronal cedeu e agendou...

Economia estável dispensa alta de juros, diz economista

Pedro Afonso Gomes é economista e preside o Corecon-SP - Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo. Ele não se alinha à...

Metalúrgicos definem pauta nesta sexta

Os três maiores Sindicatos de Metalúrgicos do Estado de SP, ligados à Força Sindical, fazem assembleia no início da noite desta sexta, dia 27....