Ato na Bolsa de Valores denuncia descaso nos frigoríficos

0
391

Nesta quinta (24), entidades representantes dos trabalhadores da Alimentação, farão protesto em frente à Bolsa de Valores de São Paulo. O ato é convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-CUT) e UITA (União Internacional de Sindicatos da Alimentação).

O objetivo é denunciar o descaso nos frigoríficos em relação à proliferação da Covid-19 dentro das fábricas. A manifestação terá início às 11 horas, na Praça Antônio Prado, 48, Centro, próximo ao metrô São Bento.

A ação faz parte da campanha internacional que visa alertar sociedade e mercado financeiro a respeito da alta contaminação dos trabalhadores de frigoríficos brasileiros em meio à pandemia (25%).

Os sindicalistas decidiram intensificar as ações após reunião, dia 9, com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), terminar sem avanços.

Segundo Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA Afins, os representantes da ABPA recusaram todas as demandas dos trabalhadores. Entre elas, o afastamento de 50% do efetivo de empregados, a testagem em massa no caso de contaminação nas fábricas e a troca diária das máscaras de proteção.

Artur denuncia: “Ficou evidente a intransigência dos frigoríficos em atender às principais reivindicações para garantir a segurança dos trabalhadores. É revoltante”.

Ainda no dia 24, sindicalistas farão protesto em frente a uma unidade de frigorífico da JBS. O local ainda não foi divulgado.

Mais – Acesse o site da CNTA Afins.