17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Começa campanha dos Frentistas do Rio

Data:

Compartilhe:

Mais uma categoria profissional inicia a luta salarial. Desta vez são os 10 mil trabalhadores nos postos e lojas de conveniência do Município do Rio de Janeiro, que aprovaram em assembleia, dia 2, a pauta de reivindicações.

A pauta reivindica a reposição da inflação acumulada entre março de 2023 e fevereiro de 2024, mais aumento real. A campanha se concentrará nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva 2023/20025.

O Sinpospetro-RJ reforçará a mobilização. Os diretores da entidade visitarão os locais de trabalho e mobilizarão a categoria pelo aumento salarial.

Com a política de valorização do salário mínimo oficializada pelo Presidente Lula, muitas categorias ficaram com o Piso inferior ao mínimo nacional. Foi o que aconteceu com os frentistas do Rio. O salário mínimo, durante um mês, ficou 1,26% maior que o Piso do frentista. Por isso, o mínimo da categoria também chegou a R$ 1.412,00.

Para Eusébio Pinto Neto, presidente do Sindicato e também da Federação Nacional (Fenepospetro), a categoria merece respeito e ter sua mão de obra valorizada. A campanha vai brigar pra evitar que essa distorção ocorra novamente.

Efeito – “A valorização do salário mínimo tem impacto nas negociações de várias categorias. Ajuda a aumentar o consumo, fortalece o mercado interno e torna menores as desigualdades entre as regiões do País”, observa Eusébio. O dirigente lembra que “os governos conservadores cortaram muitos direitos trabalhistas nos últimos anos”. Portanto, para o presidente, “é preciso buscar a redistribuição de renda”.

Negociação – Eusébio explica: “Como nossa Convenção vale por dois anos, a negociação vai se centrar aí na parte econômica.” Entre os itens da pauta, diz ele, “vamos discutir o reajuste do salário, do vale-alimentação, o abono e também o seguro de vida”.

Ação – A mobilização começa logo depois do Carnaval, pois a pauta foi entregue ao patronal – Sindicomb – na quinta (8). Eusébio afirma: “A data-base é 1º de março e começamos a mobilizar logo. Vai ter panfletagem, carro de som e muitos companheiros na luta”.

Para os demais 40 Municípios integrantes da entidade, a data-base é 1º de junho. Aí será outra campanha salarial.

PAUTA DO RIO:

  • Aumento nos Pisos e salários.
  • Reajuste real do tíquete-alimentação, seguro de vida e outras formas de remuneração indireta.

MAIS – Acesse o site do Sinpospetro-RJ ou da Força Sindical.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....