O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio do seu Comitê do Imigrante da Secretaria da Mulher, e apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizou café da manhã com representantes de diversos consulados. O objetivo é estreitar o relacionamento com o comércio paulista e avançar em ações diplomáticas.
Com a ação, o Sindicato tenta ampliar intercâmbio cultural e comercial para promoção de inclusão social dos imigrantes que chegam ao Brasil, seja pela recolocação no mercado de trabalho ou incentivo ao empreendedorismo.
O presidente dos Comerciários-SP e também da UGT, Ricardo Patah, falou com os representantes presentes dos consulados de Angola, Cuba, Mali, África do Sul e Togo. “Esta atividade leve, mas muito representativa, busca construir pontes para que nós possamos ter ações concretas de inclusão social”, esclarece Patah.
A secretária da Mulher do Sindicato, Isabel Kausz, falou sobre a importância da ação. Ela diz: “Os países africanos são de suma importância para o Brasil que, historicamente, é um parceiro privilegiado por ter a oportunidade de conhecer a África em sua diversidade. Esta aproximação que o Sindicato fará entre os consulados é o impulso que facilita negócios entre as nações”.
Além dos representantes dos consulados, estiveram presentes Fernando Mello, representando Marta Suplicy, secretária de Relações Internacionais de São Paulo; Vanda Pedro, atriz; Karina Tadeu Paula, assessora de comunicação do Memorial da América Latina; José Eduardo Gianannini, diretor e coordenador de eventos do município; Paulo Roberto Fiorilo, deputado estadual; entre outros.
MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.