O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (Sindmetal) moveu ação pública contra as demissões na Caoa Chery de Jacareí, interior de SP. E a Justiça do Trabalho concedeu liminar suspendendo os cortes. A decisão é do juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho da cidade.

O magistrado considera que as dispensas coletivas devem ter prévia negociação, considerando-se o impacto social que causam.

As demissões ocorreram na última quarta (25), por telegramas e e-mails, em meio às negociações mediadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Fizemos hoje (30) uma assembleia na porta da fábrica, quando os trabalhadores queimaram os telegramas recebidos. Eles não aceitam as demissões. Vamos seguir firmes com os piquetes”, conta Anderson Elias Xavier (Costelinha), diretor do Sindicato e funcionário da Caoa Chery.

Liminar – Se não cumprir a decisão da Justiça, retroativa a 24 de maio, a montadora estará sujeita à multa diária de R$ 50 mil. Pela liminar, a montadora tem cinco dias úteis para suspender os cortes.

Acordo – Segundo Costelinha, o Ministério Público do Trabalho estipulou que, no mínimo, a empresa deve manter 18 meses de convênio para os funcionários e pagar 20 salários para todos, com teto de até R$ 5.000,00. Ele completa: “A Caoa Chery ofereceu pagar 15 vezes o Vale Alimentação, que é de R$ 300,00, mas na reunião seguinte retirou a proposta”.

Layoff – O Sindicato exige cinco meses de layoff e mais três de estabilidade, como forma de preservação dos empregos. Quer também a permanência da montadora no município. A empresa insiste em pagar apenas uma indenização social de sete a 15 salários nominais.

O plano de layoff chegou a ser aceito pela montadora, mas pouco tempo depois voltou atrás na decisão e manteve as demissões.

Reunião – Na terça (31), acontece reunião, convocada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, com o Sindicato, a empresa e a Prefeitura de Jacareí. “Estamos esperançosos, movimentando os trabalhadores. Acredito que podemos chegar a um acordo”, conclui o diretor do Sindmetal.

MAIS – Acesse o site do Sindmetal.