Nova pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia vencer em primeiro turno a corrida para a Presidência da República neste ano. O petista lidera com 46% das intenções de voto, contra 27% do atual presidente, Jair Bolsonaro.
Os dados foram divulgados nesta segunda (30) pela manhã. Além de apontar para uma possível vitória do ex-presidente, os resultados também confirmam a última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada quinta (26), que dava 48% das intenções de voto em Lula.
O FSB estudou dois cenários simulados. No primeiro, a pesquisa estimulada, em que os entrevistados olham os nomes dos candidatos, deu Lula na frente, com 48% das intenções de voto, e Bolsonaro na sequência, com 27%. Já no cenário espontâneo, em que nenhum nome é mostrado para os entrevistados, Lula tem 41% contra 29% de Bolsonaro.
Na sequência da disputa pela Presidência da República aparecem o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (9%), a senadora, Simone Tebet (2%), e o deputado federal, André Janones (1%). Leonardo Péricles, Luciano Bivar, Sofia Manzano, Vera Lucia, Eymael e Felipe D’Ávila não pontuaram. Brancos, nulos e indecisam representam 8%.
Segundo turno – Caso a disputa pela Presidência vá a segundo turno, o ex-presidente Lula tem 54% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro.
Pesquisa – O Instituto FSB foi contratado pelo banco BTG Pactual e ouviu 2 mil eleitores, entre 27 e 29 de maio, por telefone. O índice de confiança do levantamento é de 95%.