Nova pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada sexta (20), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida eleitoral. O líder petista tem 44% das intenções de voto, contra 32% do atual presidente, Jair Bolsonaro. Os números representam os votos no primeiro turno.

Nas simulações de segundo turno, Lula segue a frente de todos os possíveis candidatos. Ele alcança 53% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro. Se o embate for contra Ciro Gomes, que registra 25%, Lula também teria 53%. Já contra o ex-governador João Doria (20%), o resultado aponta para vitória de Lula, por 54% dos votos.

Já na disputa completa em um cenário provável de primeiro turno, além do petista e do presidente Bolsonaro, a pesquisa XP/Ipespe aponta que Ciro tem 8% das intenções de voto. Logo na sequência, aparecem João Doria (4%), André Janones e Simone Tebet (2%). Felipe d’Avila, Vera Lúcia e Eymael não pontuaram, enquanto Luciano Bivar não foi incluído no resultado da pesquisa.

Votos brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 6%, enquanto os indecisos representam 2% dos entrevistados. O Ipespe ouviu mil pessoas por telefone, entre 16 e 18 de maio. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08011/2022 e a margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,5%.

*Com informações do Portal da CUT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui