20.6 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Congresso da Alimentação é amplo e forte

Data:

Compartilhe:

Congresso da CNTA – Começou forte o VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores na Alimentação e Afins. O evento acontece durante toda esta quinta, no Leques Hotel, região central de São Paulo.

O Congresso é organizado pela Confederação CNTA Afins, cujos delegados ontem (19) à noite reelegeram Artur Bueno de Camargo à presidência da entidade, mandato de quatro anos.

O setor emprega 1,5 milhão de trabalhadores. No segmento de frigoríficos trabalham mais de 160 mil, informa a CNTA.

Objetivos – “Queremos fortalecer o setor em todos os aspectos, porque isso é bom para o Brasil. Mas nosso compromisso maior é com os trabalhadores, as condições de trabalho, a saúde e a empregabilidade”, afirma o presidente da CNTA.

Mesa – A formação da Mesa de abertura do Congresso da CNTA mostrou peso político, com a presença da Força Sindical, UGT e CTB. Presentes Serginho Leite, Fequimfar/Força; Ricardo Patah, presidente nacional da UGT; Paulo Pereira da Sila, dirigente da Força e ex-deputado federal; presidente Artur Bueno de Camargo, Bira Dantas, da CTB, João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, e Neuza Barbosa de Lima, integrante da Força Sindical e da Federação (Fetiasp). O ministro Alexandre Padilha, da Articulação Política, foi representado por Cléia Nascimento.

Segurança – Entre os assuntos em debate no Congresso está a questão da segurança no trabalho, normatizada pela NR-36. Os dirigentes querem ampliar as garantias dessa Norma de fundamental importância à saúde de quem trabalha nos ambientes gelados frigoríficos.

Homenagens – Dirigentes históricos da Confederação CNTA recebem homenagens pela contribuição dada à entidade e às lutas da categoria.

MAIS – Sites CNTA Afins e Força Sindical.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...