17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

60 anos do Sindicato é marcado com ato político em Osasco

Data:

Compartilhe:

Foi num clima de lutas, de conquistas e resistência que aconteceu nesta quarta-feira, 19, a cerimônia de celebração dos 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. A comemoração, que aconteceu na sede em Osasco, contou com a presença da categoria, ex-diretores e diversas lideranças sindicais e políticas, e autoridades, marcando um momento de reflexão e reconhecimento da importante trajetória do Sindicato ao longo de sua existência.

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), enfatizou a importância da “história do Sindicato construída por várias mãos”, compartilhou os momentos difíceis e conturbados vividos, como as intervenções (1964 e 1968) pela entidade na ditadura militar, as crises econômicas e políticas, e ataques dos mais diversos tipos aos nossos direitos dos trabalhadores.

“Lutamos bravamente por melhores condições de trabalho, por salários justos, pela manutenção de empregos, por local de trabalho seguro e saudável, pela igualdade entre homens e mulheres, pela democracia e por um país mais justo para todos e todas”, destacou ele, que também enfatizou as grandes lideranças que nasceram do Sindicato e ganharam projeção nacional. Entre elas, Claudio Magrão, Mônica Veloso, Milton Cavalo, Gleides Sodre, Carlos Aparício Clemente, entre tantos outros.

História de Luta – Durante a cerimônia, lideranças sindicais relembraram os desafios enfrentados ao longo dos anos, as conquistas alcançadas e a importância da luta pelos direitos dos trabalhadores. Também foram destacados os esforços daqueles que, ao longo do tempo, se dedicaram a fortalecer o Sindicato e contribuir para a melhoria das condições de trabalho para todos e todas.

“A fundação deste Sindicato fortaleceu a luta dos trabalhadores, a história demonstra isso: Osasco trabalhou no enfrentamento à ditadura, pela democracia. As greves históricas constituídas na região e as lideranças que nasceram destes movimentos influenciaram o sindicalismo no Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região garantiram seu lugar na história”, enfatizou Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Homenagem – Os ex-presidentes e ex-diretores do Sindicato foram homenageados pelo papel fundamental que desempenharam na história da entidade. Suas contribuições, então, foram reconhecidas e celebradas como peças-chave no fortalecimento da entidade e da categoria.

Entre eles, Claudio Magrão, ex-presidente e atual vice-presidente da entidade: “É uma satisfação imensa fazer parte desta diretoria. Este é um Sindicato que tem história. A gente tem que pensar no passado e dar valor. Se teve o passado, é porque vivemos hoje o presente e amanhã teremos o futuro. Este Sindicato sempre teve esta linha de conduta de respeitar aqueles que ajudaram a construir estes 60 anos”.

“Vejo com muita alegria a homenagem prestada aos ex-diretores que contribuíram para manter o nome deste Sindicato sempre na vanguarda. Este Sindicato, com certeza, é um dos mais importantes filiados à nossa Federação. Trago o nosso abraço a toda categoria e diretoria. Este Sindicato tem luta, tem história e tem trabalho”, destacou Eliseu Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

A celebração reforçou o compromisso de todos com a classe trabalhadora, mantendo vivo o legado deixado pelas gestões passadas do Sindicato. O evento serviu como um lembrete de que as conquistas obtidas até então são apenas o começo, e que a luta pelos direitos e melhores condições de trabalho deve ser uma constante na vida dos metalúrgicos e de todas as categorias.

“É fundamental mantermos nosso olhar voltado para o futuro e fortalecer a luta pelos direitos e interesses da nossa categoria. Isto porque vivemos um momento de profundas transformações tecnológicas e sociais, que influenciam diretamente nossa indústria e o mundo do trabalho”, falou Ratinho sobre os desafios.

Mais – https://sindmetal.org.br/

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....