A Central Única dos Trabalhadores lança terça, 21, o documentário “A História Contada por Quem a Faz”. Exibição, às 19 horas, no Sindicato dos Bancários de Brasília (Asa Sul). Após, ficará disponível no canal da CUT no YouTube (https://m.youtube.com/@cut).
O audiovisual, de 50 minutos, narra a criação da entidade, em 1983, em meio à luta por direitos, salários e redemocratização. Parceria da CUT com a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lavoro (Itália). Direção de Celso Gonçalves.
Projeto – Idealizado pela ex-assessora de Relações Internacionais, Maria Silvia Portella. Pesquisa de Cláudio Nascimento, Iram Jácome Rodrigues, João Marcelo Pereira Santos e Sandra Oliveira Cordeiro. História também saiu em livro, homônimo.
Iniciativa surgiu ainda na pandemia, quando começaram as entrevistas com personagens presentes na fundação da Central. Ao todo, foram ouvidos 30 sindicalistas.
Admirson Ferro Júnior (Greg), secretário de Comunicação da CUT à época da concepção do filme, explica: “Os entrevistados contextualizam a dificuldade no período, a questão política, a participação da igreja católica e como os trabalhadores reagiram”.
Para Greg, o material é um documento que pode ajudar a geração atual de dirigentes a definir os rumos da Central. “A ideia é utilizar na formação, pois vários aspectos tratam da organização sindical, participação da entidade na política e relação com movimentos sociais”, explica Greg, atual Secretário de Economia Solidária da CUT.
Presença – O lançamento terá participação de personagens que integram a história da CUT, como o ex-presidente Jair Meneghelli.
ATO UNITÁRIO – No dia seguinte, as Centrais fazem ato unitário e reuniões em Brasília, quando pretendem reforçar a Pauta da Classe Trabalhadora aprovada na Conclat 2022.
MAIS – Site e redes sociais da CUT.