25.1 C
São Paulo
terça-feira, 18/11/2025

Da Rússia, Miguel fala à Agência sobre Fórum Sindical dos BRICS

Data:

Compartilhe:

Na tarde de domingo (8), a Agência Sindical conversou com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Ao jornalista João Franzin ele falou das ações no âmbito do XIII Fórum Sindical dos BRICS, em Sochi, Rússia (dias 7/8) e reforçou a posição do nosso sindicalismo.

Principais trechos:

. Proposta – “Três brasileiros falaram pelas seis Centrais. O eixo da minha fala foi a necessidade de viabilizarmos o protocolo mundial pró-trabalho decente e o Pacto Global pela Justiça Social, defendido pela OIT, com  apoio do governo brasileiro”.

. Emprego – “Todos os países do BRICS registram crescimento no PIB e no emprego”.

. Padrão – “O esforço sindical é conseguir um meio de normatizar as relações e condições de trabalho nos países-membros dos BRICS”.

. Presentes – “Também representam oficialmente o Brasil Sérgio Nobre, presidente da CUT; Carlos Muller, secretário internacional da CTB; e Márcio Ferreira, vice da Força”.

. Novos – “Saudei a chegada das Centrais Sindicais dos cinco novos membros dos BRICS: Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Agora, são 10 os países integrantes”.

. Organização – “Bela organização do  Fórum e grande hospitalidade. Também agradeço o governo local por incluir o Fórum Sindical na agenda oficial dos BRICS Rússia, possibilitando apresentar aos integrantes as preocupações e propostas de nossa declaração do XIII Fórum Sindical 2024”.

. Democracia – “Narrei aos delegados os ataques à democracia e à organização sindical pelo governo de extrema direita que derrotamos nas urnas em 2022. Ressaltei a resistência comandada pelo sindicalismo, sob liderança das Centrais. Com Lula, o diálogo voltou. Lula é muito querido no bloco.”

. Emprego – “A composição dos BRICS é variada, com desníveis. Mas o crescimento econômico no bloco é geral. Em razão disso, expus dados positivos da economia brasileira, com aumento real em mais de 85% das negociações coletivas; desemprego em queda e PIB em alta”.

. Brasil – “O próximo Fórum Sindical dos BRICS será no Brasil. Seguiremos na luta pelo pacto mundial pró-trabalho decente, democracia, inclusão social e fortalecimento sindical nos BRICS. A propósito, a programação inclui encontro de todos os ministros do Trabalho dos países do bloco”.

MAIS – Sites da Força Sindical, CUT e CTB.

Conteúdo Relacionado

Frentistas conquistam 7,5% no salário

O Sindicato dos Frentistas e Trabalhadores em Combustíveis de Campina Grande e Região (Paraíba) fechou a Convenção Coletiva de Trabalho. Mobilização da base garantiu...

População negra luta contra desigualdades

Esta quinta, 20, é feriado. A data celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. O dia 20 é alusivo à morte de Zumbi dos...

Jornal metalúrgico divulga conquistas

Começou segunda (17) cedo a distribuição nas fábricas do Jornal Sindical, de novembro, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, filiado à Força...

Acordos comerciários já abrangem 80% da base

Sexta (14), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo assinou mais uma Convenção Coletiva de Trabalho, agora para trabalhadores do comércio varejista de veículos...

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...