24.4 C
São Paulo
terça-feira, 27/05/2025

Igualdade Salarial entra em vigor em dezembro

Data:

Compartilhe:

Boa notícia para as trabalhadoras brasileiras. Dia 1º, sexta, passa a vigorar a Portaria 3.714, que regulamenta o Decreto 11.795, acerca da igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função.

O Portaria é do Ministério do Trabalho e Emprego e saiu no Diário Oficial da União segunda (27)

A Medida estabelece procedimentos administrativos DE atuação e checagem pelo Ministério.
Os dados serão coletados na aba Igualdade Salarial e de critérios remuneratórios, que será implementada na área do empregador do Portal Emprega Brasil.

O Ministério publicará semestralmente, em março e setembro, relatório atualizado no site do órgão – sistema PDET, Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho.

O relatório também deverá ser publicado pelas empresas em seus sites, redes sociais ou similares, em locais visíveis, a fim da ampla divulgação dos atos. Caso se verifique na empresa qualquer desigualdade de remuneração pela fiscalização do MTE, o empregador será notificado a elaborar, em 90 dias, um plano de ação pra sanar a ilegalidade.

Esse plano deverá ser entregue à entidade da categoria profissional, contendo medidas, metas, prazos e mecanismos de aferição de resultados, com periodicidade mínima semestral.

Denúncias – O Ministério abrirá canal de denúncias sobre discriminação salarial e critérios remuneratórios, a ser disponibilizado no app da Carteira de Trabalho Digital.

8 de Março – No Dia da Mulher, em reunião com sindicalistas e outras lideranças femininas, o presidente Lula anunciou que editaria Medida nesse sentido. O Congresso já aprovou.

Leia a íntegra aqui

Conteúdo Relacionado

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...

Explosão de GNV mostra alto risco em postos

Terça, dia 20, um veículo explodiu e o posto ficou destruído enquanto era abastecido com GNV - Gás Natural Veicular, tem Nova Iguaçu (Rio)....

Anistiado, Juruna ressalta valor da democracia

O metalúrgico João Carlos Gonçalves (Juruna) foi reconhecido pelo Estado como perseguido político e, desde 21 deste mês, integra a lista dos anistiados brasileiros....

Professores combatem assédio no trabalho

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) lançará na segunda, 26, a Cartilha “Assédio moral e sexual no trabalho: Conhecer para combater”. Material...