Desenhos de Laerte ensinam

0
66

Durante diversos anos, Laerte Coutinho (hoje, a Laerte) produziu ilustrações e charges para o movimento sindical. Seus trabalhos mantêm atualidade e, em termos de qualidade artística e discurso político, são insuperáveis.

A charge que ilustra esta matéria foi utilizada em novembro de 1980 no jornal O Eletricitário, do Sindicato da categoria no Estado de São Paulo. Era a edição número 198.

Chamada – A ilustração da matéria é um primor de síntese, promovendo a união fina entre forma e conteúdo. A cena mostra reunião ou assembleia, com um personagem (boneco) chamando: “Seu lugar tá guardado!”, junto a uma cadeira vazia.

Movido pela boa generosidade comunista, no começo dos anos 80, Laerte Coutinho publicou, pela Oboré, 1.100 trabalhos no livro/álbum “Ilustração Sindical”, franqueando seu uso pelas entidades de classe.

A Agência Sindical, sempre que a ocasião propicia, recorre a trabalhos franqueados por Laerte, que, com Sergio Gomes, Vargas Netto, Marise Egger, entre outros, moveu a mais importante estrutura de comunicação, sindical de que se tem notícia.

MAIS – www.obore.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui