26.6 C
São Paulo
terça-feira, 15/10/2024

Diap mostra perfil dos candidatos à presidência da Câmara

Data:

Compartilhe:

Caberá ao futuro presidente da Câmara de Deputados pautar matérias do interesse sindical e trabalhista. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra como cada um dos quatro pré-candidatos já se posicionou nesses temas.

O Diap selecionou 24 votações, a fim de traçar o perfil dos pré-candidatos à presidência da Casa, em fevereiro. Segundo a entidade, “por meio desse levantamento e dos votos, é possível verificar a posição política em relação a temas sensíveis aos assalariados”.

Os cogitados a substituir Arthur Lira são Antônio Brito (PSD-BA), Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).

Perfis – Brito, no quarto mandato, se destaca como formulador; Elmar, terceiro mandato, articulador; Hugo, quarto mandato, articulador (apoiado por Lira); e Isnaldo, segundo mandato, negociador – é adversário de Lira em Alagoas.

Brito é o mais alinhado ao governo. Votou favorável à igualdade salarial e o arcabouço fiscal. Contra a Reforma Trabalhista, mas disse “sim” à Reforma da Previdência. Ausente quando da regulamentação da terceirização. Votou contra a Carteira Verde e Amarela.

Elmar, ausente na votação da igualdade salarial, disse “sim” ao arcabouço fiscal. Apoiou a Reforma Trabalhista de Temer. Votou pela Reforma da Previdência e a terceirização. Ausente na apreciação da Carteira Verde e Amarela.

Motta, candidato de Lira, apoiou a igualdade salarial e o arcabouço fiscal. Votou “sim” na Reforma Trabalhista e “não” na Previdenciária. Ausente, não votou na terceirização. Apoiou a Carteira Verde e Amarela.

Isnaldo. Ausente na votação da igualdade salarial. Apoiou o arcabouço fiscal.

Para Neuriberg Dias, diretor do Diap, iniciativas como a que defendem as Centrais, sobre autorregulação e custeio, virão do Legislativo. “Daí a importância de um futuro presidente da Câmara que dialogue com o movimento sindical”, argumenta.

MAIS – Acesse site do Diap. Acompanhe as 24 matérias já votadas, com a posição de cada concorrente.

Conteúdo Relacionado

Sindicalistas criticam Enel

Sem energia, sem prefeitoDois sindicalistas escrevem sobre a falta de energia elétrica em São Paulo. Eles são Miguel Torres, dirigente metalúrgico, e Chicão Anunciatto,...

Inscrições para o Sorteio das Colônias já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o sorteio de vagas nas colônias de férias do Sinthoresp, com opções especiais para os feriados de Natal...

Setor de calçados e a luta da Força por mais segurança no trabalho

Dirigente da Força Sindical participa de Grupo de Estudo que visa a implementação do Anexo 10 da Norma Regulamentadora nº12 que prevê mais segurança...

Centrais Sindicais defendem STF

Centrais saem em defesa do SupremoO Supremo Tribunal Federal tem sido alvo de seguidos ataques por setores da extrema direita, inclusive da sua ala...

Em Brasília, Miguel atua pró-indústria nacional

Miguel Torres e outros sindicalistas centraram esforços, contatos e encontros em Brasília na semana em defesa da indústria nacional. Ele conta: “Participamos de reuniões...