21.2 C
São Paulo
domingo, 13/07/2025

Diap mostra perfil dos candidatos à presidência da Câmara

Data:

Compartilhe:

Caberá ao futuro presidente da Câmara de Deputados pautar matérias do interesse sindical e trabalhista. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra como cada um dos quatro pré-candidatos já se posicionou nesses temas.

O Diap selecionou 24 votações, a fim de traçar o perfil dos pré-candidatos à presidência da Casa, em fevereiro. Segundo a entidade, “por meio desse levantamento e dos votos, é possível verificar a posição política em relação a temas sensíveis aos assalariados”.

Os cogitados a substituir Arthur Lira são Antônio Brito (PSD-BA), Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).

Perfis – Brito, no quarto mandato, se destaca como formulador; Elmar, terceiro mandato, articulador; Hugo, quarto mandato, articulador (apoiado por Lira); e Isnaldo, segundo mandato, negociador – é adversário de Lira em Alagoas.

Brito é o mais alinhado ao governo. Votou favorável à igualdade salarial e o arcabouço fiscal. Contra a Reforma Trabalhista, mas disse “sim” à Reforma da Previdência. Ausente quando da regulamentação da terceirização. Votou contra a Carteira Verde e Amarela.

Elmar, ausente na votação da igualdade salarial, disse “sim” ao arcabouço fiscal. Apoiou a Reforma Trabalhista de Temer. Votou pela Reforma da Previdência e a terceirização. Ausente na apreciação da Carteira Verde e Amarela.

Motta, candidato de Lira, apoiou a igualdade salarial e o arcabouço fiscal. Votou “sim” na Reforma Trabalhista e “não” na Previdenciária. Ausente, não votou na terceirização. Apoiou a Carteira Verde e Amarela.

Isnaldo. Ausente na votação da igualdade salarial. Apoiou o arcabouço fiscal.

Para Neuriberg Dias, diretor do Diap, iniciativas como a que defendem as Centrais, sobre autorregulação e custeio, virão do Legislativo. “Daí a importância de um futuro presidente da Câmara que dialogue com o movimento sindical”, argumenta.

MAIS – Acesse site do Diap. Acompanhe as 24 matérias já votadas, com a posição de cada concorrente.

Conteúdo Relacionado

Bandeira da Agência

Neste mês de julho, a Agência Sindical completa 34 anos de contínuos trabalhos de comunicação para entidades sindicais de trabalhadores.Devido a questões conjunturais, a...

CNTA repudia sobretaxa imposta por Trump

NOTA: "A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, neste ato representada por seu presidente infra-assinado, manifesta veemente repúdio ao comportamento...

Newton Cândido, uma história

O metalúrgico Newton Cândido foi um dos homenageados (in memoriam), dia 9, na CTB, no Dia da Luta Operária. O jornalista Sérgio Gomes (Oboré)...

Centrais defendem soberania e criticam Trump

(NOTA OFICIAL) As Centrais Sindicais condenam com veemência o “tarifaço” de 50% pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras. A medida...

CTB recebe Dia da Luta Operária

CTB recebe Dia da Luta OperáriaAconteceu nesta (9) manhã em São Paulo a comemoração do Dia da Luta Operária, data inspirada na greve geral...