18.2 C
São Paulo
sexta-feira, 23/05/2025

CNTEEC homenageia professor Oswaldo

Data:

Compartilhe:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) reuniu sua diretoria em assembleia dia 28. A atividade, realizada de forma híbrida (presencial e virtual), foi conduzida pelo novo presidente Claudio Figueroba e homenageou o professor Oswaldo Augusto de Barros, falecido em abril.

Na abertura dos trabalhos, Figueroba expôs a relevância do momento. Ele diz: “Assumi a presidência da Confederação pela triste perda do professor. Mas conto com a colaboração de todos para seguir em frente e tomar as melhores decisões em defesa dos trabalhadores”.

Homenagem – Além de tratar da pauta geral, os dirigentes fizeram bela homenagem a Oswaldo. Vídeo exibido apresentou depoimentos de sindicalistas sobre a contribuição do professor para história da entidade.

“Oswaldo faz e vai continuar fazendo muita falta. Mas precisamos seguir. Ele cumpriu sua missão e nós precisamos continuar a nossa”, destacou o novo presidente.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/albuterol.html

Por sugestão de Figueroba, foi aprovado que uma das salas da sede em Brasília passe a chamar “Professor Oswaldo Augusto de Barros”.

Reforma – Ponto polêmico, a proposta de atualização apresentada pelo Fórum das Centrais, também foi ponto de pauta. Os dirigentes consideraram inaceitáveis itens como a extinção do movimento sindical de grau superior (Federações e Confederações); e a limitação da soberania das assembleias e das negociações dos Sindicatos – pela proposta apresentada, a negociação nacional feita pelas Centrais iria se sobrepor às negociações coletivas dos Sindicatos.

O advogado e assessor jurídico da Confederação, dr. Cristiano Meira, detalhou pontos da proposta. “O que diferencia o Sistema Confederativo é o poder da Convenção Coletiva de Trabalho. O importante poder da negociação.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/augmentin.html

E isso deve permanecer como consta no art.8° da Constituição Federal”.

Ao final, ficou decidido apoio a uma reestruturação sindical nos moldes do Projeto de Lei nº 5.552/2019, do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/premarin.html

O PL, apresentado pelo deputado federal Lincoln Portela (PL/MG), pretende regulamentar o art. 8º da Constituição Federal com a manutenção do Sistema Confederativo.

Mais – Acesse a página da CNTEEC.

Conteúdo Relacionado

Acidente fatal leva Pablo Marçal à condenação

A Justiça do Trabalho condenou o empresário Pablo Marçal, ex-candidato à Prefeitura de SP, pelo acidente em seu estúdio (em Alphaville, Barueri) que levou...

Abril tem menos ganhos salariais reais

Pode ser esporádico, mas pode indicar uma tendência. O fato é que tem crescido o número de negociações coletivas com reajustes salariais abaixo da...

Sindicato visita posto onde veículo explodiu

O diretor do Sinpospetro-RJ, Reinaldo Pinheiro, já visitou o Posto Parada Certa, em Nova Iguaçu, onde um veículo explodiu enquanto era abastecido com GNV...

Consulta Nacional ouve demandas dos bancários

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT, com 141 Federações e Sindicatos, convoca os bancários a responder Consulta Nacional. Ideia é...

Ensino Superior segue em luta

Professores da rede privada, Ensino Superior, seguem em campanha salarial no Estado São Paulo. Os Sindicatos integrantes da Fepesp convocam assembleias pra deliberar sobre...