19 C
São Paulo
sexta-feira, 22/11/2024

CNTEEC homenageia professor Oswaldo

Data:

Compartilhe:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) reuniu sua diretoria em assembleia dia 28. A atividade, realizada de forma híbrida (presencial e virtual), foi conduzida pelo novo presidente Claudio Figueroba e homenageou o professor Oswaldo Augusto de Barros, falecido em abril.

Na abertura dos trabalhos, Figueroba expôs a relevância do momento. Ele diz: “Assumi a presidência da Confederação pela triste perda do professor. Mas conto com a colaboração de todos para seguir em frente e tomar as melhores decisões em defesa dos trabalhadores”.

Homenagem – Além de tratar da pauta geral, os dirigentes fizeram bela homenagem a Oswaldo. Vídeo exibido apresentou depoimentos de sindicalistas sobre a contribuição do professor para história da entidade.

“Oswaldo faz e vai continuar fazendo muita falta. Mas precisamos seguir. Ele cumpriu sua missão e nós precisamos continuar a nossa”, destacou o novo presidente.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/albuterol.html

Por sugestão de Figueroba, foi aprovado que uma das salas da sede em Brasília passe a chamar “Professor Oswaldo Augusto de Barros”.

Reforma – Ponto polêmico, a proposta de atualização apresentada pelo Fórum das Centrais, também foi ponto de pauta. Os dirigentes consideraram inaceitáveis itens como a extinção do movimento sindical de grau superior (Federações e Confederações); e a limitação da soberania das assembleias e das negociações dos Sindicatos – pela proposta apresentada, a negociação nacional feita pelas Centrais iria se sobrepor às negociações coletivas dos Sindicatos.

O advogado e assessor jurídico da Confederação, dr. Cristiano Meira, detalhou pontos da proposta. “O que diferencia o Sistema Confederativo é o poder da Convenção Coletiva de Trabalho. O importante poder da negociação.
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/augmentin.html

E isso deve permanecer como consta no art.8° da Constituição Federal”.

Ao final, ficou decidido apoio a uma reestruturação sindical nos moldes do Projeto de Lei nº 5.552/2019, do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).
https://brightoneye.net/wp-content/uploads/2018/04/jpg/premarin.html

O PL, apresentado pelo deputado federal Lincoln Portela (PL/MG), pretende regulamentar o art. 8º da Constituição Federal com a manutenção do Sistema Confederativo.

Mais – Acesse a página da CNTEEC.

Conteúdo Relacionado

Centrais contra o golpismo!

Nota Unitária das Centrais Sindicais“CONTRA O GOLPISMO E PELA DEMOCRACIAAssistimos com espanto e indignação às revelações da Polícia Federal sobre a trama golpista que...

Sindicalista Artur sai otimista do G20

Artur Bueno de Camargo é sindicalista e preside a Confederação Nacional da categoria da Alimentação (CNTA Afins). Ele participou do G20 Social, na condição...

Sindicato presenteia frentistas de Santos 

O Sindicato de Santos tem percorrido os postos de combustíveis da base para entregar lembranças de Natal. O panetone é presente da diretoria aos...

Centrais repudiam cortes sociais

Ao ensejo do G20 Social, no Rio de Janeiro, as Centrais Sindicais divulgaram Carta ao Presidente Lula. Basicamente, o documento defende a proteção social...

Frentistas de Minas pleiteiam aumento real

Quarta (13), aconteceu a segunda rodada de negociação dos frentistas de Minas Gerais. Reivindicações beneficiam cerca de 40 mil trabalhadores de postos de gasolina...