24 C
São Paulo
terça-feira, 21/01/2025

Dirigente saúda garantia de Igualdade

Data:

Compartilhe:

Dia 1º, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1.085/2023, que estabelece igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função. Aprovado antes pela Câmara, o PL vai a sanção presidencial e deve ser regulamentado por decreto.

Lideranças femininas comemoram o avanço do PL anunciado por Lula em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Segundo Sonia Maria Zerino, Secretária para Assuntos da Mulher da Nova Central e Confederação CNTI, a conquista é histórica. Ela diz: “Lutamos por muitos anos para o dia em que salários de mulheres e homens na mesma função fossem igualados”.

Para a sindicalista, enquanto os direitos da mulher no trabalho forem desrespeitados e sua capacidade não tiver a devida valorização, todos os demais direitos acabam postergados.
Igualdade – Na teoria, a igualdade salarial já é assegurada pela CLT. Na prática, no entanto, quase sempre a norma legal é descumprida.

A brasileira ganha, em média, 78% dos rendimentos de um homem, aponta o IBGE. No caso das pretas ou pardas, o percentual cai pra menos da metade dos salários dos homens brancos (46%).

Na avaliação de Sonia Maria Zerino, a aprovação do Projeto de Lei da Igualdade e seu cumprimento vão significar uma demarcação política de posição e derrota da misoginia. Ela adianta: “Nosso próximo desafio será fazer com que trabalhadoras e sociedade denunciem que não cumprir a legislação aprovada”.

O PL 1.085 prevê multa ao empregador que o descumprir. A sanção equivalerá a 10 vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, multa em dobro.

MAIS – Acesse o site das Centrais.

Conteúdo Relacionado

Solidariedade à jornalista Natuza Nery

Solidariedade à jornalista Natuza NeryA Agência Sindical manifesta integral solidariedade à jornalista Natuza Nery, ameaçada por policial civil em São Paulo. Na noite do...

Centrais Sindicais repudiam cortes sociais

Ao ensejo do G20 Social, no Rio de Janeiro, as Centrais Sindicais divulgaram Carta ao Presidente Lula. Basicamente, o documento defende a proteção social...

Centrais defendem Supremo Tribunal

Centrais saem em defesa do SupremoO Supremo Tribunal Federal tem sido alvo de seguidos ataques por setores da extrema direita, inclusive da sua ala...

Governo aposta na reindustrialização do País

Setor industrial receberá R$ 300 bilhões de financiamento até 2033.O anúncio foi feito na segunda (22), em evento no Palácio do Planalto, durante a...