Esporte, fator de união – Ricardo Pereira de Oliveira

0
6
Domingo, dia 7, acontecem as semifinais do 27º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Serão quatro jogos, que definirão os finalistas de uma disputa com a participação de 26 equipes e cerca de 700 sócios do Sindicato, somando-se jogadores e comissões técnicas.
Terminado o Futebol, começará o Campeonato de Futsal, em sua 18ª edição. Pra participar, é preciso ser sindicalizado.
O Futebol é disputado no gramado sintético em nosso Clube de Campo, no Parque Primavera, Guarulhos. O Campeonato de Futsal será jogado na quadra do ginásio poliesportivo, que também fica dentro de nosso Clube.
Eu já joguei futebol e tenho observado a melhora do nível técnico das equipes a cada ano. Essa também é a avaliação do nosso Departamento de Esportes.
O esporte bem jogado é bonito de se ver. Sendo assim, aproveito pra chamar os torcedores ao nosso Clube domingo, a partir das 9 horas. A primeira partida será entre Minebea (antiga U-Shin) e Truckvan A. Na sequência, às 10h40, jogam Jomarca e Perfil Líder. Quem vencer disputará a finalíssima dia 14.
União – Quero destacar outro aspecto muito bacana do esporte metalúrgico, que é a união dos trabalhadores. Quase todos os boleiros já se conhecem e isso estimula o fair play. O jogo pode ser pegado, mas terminada a partida rola sempre uma confraternização.
Como o esporte metalúrgico é amador, domingo o trabalhador joga, mas na segunda pega cedo no batente. E só faz isso quem realmente gosta do esporte e tem prazer em jogar.
A diretoria do Sindicato comparece em peso junto ao campo no domingo, mesmo após uma semana de trabalho pesado, muitas vezes acordando de madrugada pra poder chegar às portas de fábrica antes das 6 da manhã.
Troféu – Este ano, tem uma boa novidade. A cada jogo, se escolhe o destaque da partida, que recebe troféu dos diretores do Sindicato. Entrevistamos cada destaque e a gente observa que o atleta escolhido fica muito feliz.
O mundão aí fora estimula o individualismo. O movimento sindical faz o contrário: nós estimulamos o espírito coletivo, até porque a categoria metalúrgica não deixa de ser uma comunidade, que tem muito mais semelhanças do que diferenças entre si.
Penso que o esporte estimula essas semelhanças e reforça a própria identidade classista. Por isso, além do Futebol e do Futsal, a diretoria do Sindicato estuda a possibilidade de incluir novas modalidades esportivas.
Disciplina – Quero elogiar a disciplina dos jogadores e a postura das comissões técnicas. Tem catimba dentro de campo? Claro que tem. Mas a catimba dá ainda mais emoção a um esporte tão empolgante quanto o futebol.
Convite – Reforço. Domingo, a partir das 9 horas, tem jogo. Nosso Clube de Campo fica na rua Galáxia, 126, Parque Primavera. Entrada franca. Estacionamento grátis para associados.

Ricardo Pereira de Oliveira, Presidente interino Diretoria Metalúrgicos em Ação E-mail: ricardo@metalurgico.org.br Facebook: /ricardosindicato.metalurgicos