No sábado (9), a Federação dos Metalúrgicos (Fem-CUT) realizou plenária estatutária virtual. Na ocasião, foi definida e aprovada a pré-pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial 2022.

Representantes dos 13 Sindicatos que compõem a Federação participaram da reunião. Ao todo, 119 delegados votaram pela plataforma virtual. Os eixos aprovados são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos Pisos, valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), manutenção dos direitos e reindustrialização do País.

A campanha salarial deste ano terá o tema ‘Juntos pela reconstrução dos direitos, dos salários, da democracia e do país’. Erick Silva, presidente da Fem-CUT, destacou que a mobilização dos trabalhadores será decisiva.

Ele diz: “Temos um grande desafio. Cada ação nossa terá um papel importante na recuperação dos nossos direitos e da soberania brasileira. A mobilização dos trabalhadores para a campanha salarial faz parte do processo de luta que teremos este ano, para fortalecer o projeto da classe trabalhadora”.

Problemas – Para Max Pinho, secretário-geral da Fem-CUT, os desafios serão grandes. “Os dados já apontam queda da produção industrial, crescimento do agronegócio, crescimento da inflação, falta de componentes eletrônicos como os semicondutores e outras peças. São problemas que estamos enfrentando desde 2020”, afirma.

A partir da aprovação da pré-pauta, os Sindicatos filiados realizarão assembleias nas bases até 7 de maio. As reivindicações deverão ser entregues ao patronal em 3 de junho. A campanha salarial dos Metalúrgicos da CUT agrega cerca de 174 mil trabalhadores no Estado de São Paulo. A data-base da categoria é 1º de setembro.

MAIS – Acesse o site da Fem-CUT.