No dia 30 de novembro, a Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) realizou Seminário sobre Previdência.
Participaram dirigentes dos Sindicatos filiados e advogados.
A mesa de abertura foi coordenada pelo presidente Sergio Luiz Leite, o Serginho, que também é vice-presidente da Força Sindical, e contou com a presença dos dirigentes da Federação, Edson Dias Bicalho, secretário-geral, Jurandir Pedro de Souza, diretor financeiro, Laura Santos, coordenadora do Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero. Antonio Silvan Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química, Danilo Pereira da Silva, presidente da Força-SP também integram a mesa.
Palestras – Andressa Ruiz, advogada previdenciária, e o professor Arthur Barreto, advogado e pós-graduado em direito previdenciário, falaram sobre a Aposentadoria Especial dos Químicos elencando características de antes e depois da Reforma Previdenciária. Eles também destacaram a importância do planejamento previdenciário e o papel do Sindicato nesse trabalho.
Durante o debate, lideranças dos Sindicatos filiados puderam trocar experiências e tirar dúvidas com os palestrantes. Odair Bortoloso, diretor do Sindicato dos Químicos de Cosmópolis e membro do Conselho Nacional de Previdência Social (pela Força Sindical), fez um resgate sobre as reuniões do ano e os principais temas em debate.