22.3 C
São Paulo
sexta-feira, 6/02/2026

Força Sindical realizou Encontro Nacional de Comunicação

Data:

Compartilhe:

A Força Sindical realizou na manhã desta quinta (14) um bem-sucedido Encontro de Comunicação.

O evento, híbrido, reuniu lideranças e jornalistas na sede da Central, na Liberdade, SP, e também por aplicativo, permitindo a participação de dirigentes e comunicadores de várias regiões. O mote do evento foi “fortalecer a comunicação, como meio de fortalecimento do próprio sindicalismo”.

Miguel Torres, presidente da Central, há tempos prega a necessidade de articular a rede de comunicação da entidade, que tem 1.750 filiadas. Ao iniciar o Encontro, o dirigente afirmou: “A reunião de hoje abre uma série de outras, a fim de debater comunicação e fazer encaminhamentos práticos”.

Uma das ideias surgidas no Encontro, e apoiada por Miguel Torres, propõe a formação de um banco de dados dos comunicadores da Central. Com isso, a Força busca agregar sua imprensa, imprimindo mais regularidade ao fluxo de informações e ao compartilhamento de conteúdos.


Convidados – Falaram João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical, e André Janones, deputado federal mineiro do partido Avante. Para Vargas, a comunicação sindical precisa falar com o conjunto das categorias, evitando a armadilha de se limitar à bolha das direções ou dos ativistas.

Janones, que utiliza com eficácia as redes sociais – especialmente com o público de renda menor – saudou a iniciativa da Força, que também visa repercutir, com regularidade, ações governamentais benéficas ao povo. Sobre esse desafio, O deputado alertou: “Não podemos deixar a tarefa da comunicação nos ombros de um homem só, o presidente Lula. Ministros e líderes partidários precisam se alinhar nesse esforço”.

O deputado também alertou que comunicação nas redes sociais não é vale-tudo. “A irresponsabilidade é método da extrema direita”, disse. Para André Janones, à mídia de viés popular ou a sindical cabe o desafio “de fazer de forma concentrada, articulada e com regularidade”.Segundo Miguel Torres, em breve ocorrerá novo Encontro, buscando efetivar o banco de profissionais da mídia sindical. E mais, segundo ele: definir um marco técnico e político para os conteúdos próprios ou acerca de temas ligados ao mundo do trabalho e à inclusão social.

Agência – João Franzin, coordenador da Agência Sindical, participou presencialmente e sugeriu medidas práticas pelo fortalecimento da imprensa dos trabalhadores.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região indicou a jornalista Ângela Calabria para participar o Encontro. Pela Federação dos Papeleiros no Estado de SP compareceu Walter Soares da Paixão, jornalista.

MAIS – Acesse: www.fsindical.org.br

Conteúdo Relacionado

Entidades repudiam violência no Paraná

Repúdio à agressão contra sindicalistaSegue, abaixo, Nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade teve seu diretor Nelsão detido e agredido durante...

Frentistas conquistam aumento

A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato de frentistas do Espírito Santo e o setor patronal, realizada quarta (4 de fevereiro), foi...

Metalúrgicos apoiam reeleição de Lula

Ontem, o sindicalismo fez panfletagem nas estações de trem e metrô, em SP, a fim de massificar os ganhos salariais com a isenção do...

Líder bancária exalta cultura da paz

Passo concreto para uma cultura de paz e contra o feminicídio. Assim é avaliada a iniciativa do Presidente Lula, ao lançar, nesta quarta (4),...

Centrais divulgam impacto da isenção do IR

Na manhã desta quarta (4), Centrais Sindicais e Sindicatos estiveram na estação Brás do Metrô e da CPTM, em São Paulo, para dialogar com...