Desde o início do mês, a diretoria do Sindicato dos Frentistas de Niterói, no Rio de Janeiro, percorre os postos da base pra entregar o livreto de bolso da Convenção Coletiva de Trabalho. A ideia é que todos os trabalhadores possuam o documento que informa sobre direitos e conquistas assegurados pelo Sinpospetro-Niterói.
Vale destacar que todos os valores, benefícios e garantias para a categoria são conquistas de lutas ou negociações sindicais.
Alexsandro dos Santos Silva, presidente do Sinpospetro-Niterói, falou à Agência Sindical. Principais pontos:
Ação – Segundo o presidente, o objetivo da distribuição é informar a categoria sobre seus direitos e destacar a importância da luta sindical por conquistas econômicas e sociais. Ele afirma: “O livreto ressalta a materialização da ação sindical e mostra por que a Convenção Coletiva deve sempre estar no bolso do trabalhador”.
Ainda segundo o dirigente, a diretoria percebeu, em contato com a base, desconhecimento de muitos em relação às garantias trabalhistas. Ele continua: “Grande parte acredita que os benefícios como tíquete, PLR e outros são dados pelo governo ou patrões. Por isso, editados a Convenção de bolso para que consultem em caso de dúvidas. A Convenção conscientiza da importância do Sindicato nas garantias e direitos para a vida do trabalhador”.
Base – O Sindicato de Niterói representa 13 municípios no Estado. A base abrange mais de 500 postos e lojas de conveniência. Segundo Alexsandro dos Santos, a receptividade da categoria tem sido muito boa.
Informação – Além das cláusulas normativas, o livreto informa sobre as Normas Regulamentadoras (NRs). Alexsandro afirma: “Elas dizem respeito ao ambiente de trabalho, tanto nos postos quanto lojas de conveniência. E são conquistas sindicais. Embora não integrem a Convenção Coletiva, as normas são fruto da mobilização das entidades, para que sejam praticadas e respeitadas”.
MAIS – Site do Sinpospetro-Niterói.