12.8 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

FUP critica aparelhamento na Petrobras

Data:

Compartilhe:

Divulgada a lista de indicados pra compor o Conselho de Administração da Petrobras. O anúncio, segunda (1), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem gerado indignação e preocuapção no sindicalismo.

Isso porque, dos sete membros da União no Conselho, mais o presidente da estatal Jean Paul Terra Prates, quatro indicações pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD/MG) são de nomes ligados ao bolsonarismo.

Privatistas – A Federação Única dos Petroleiros manifesta preocupação. “São nomes ligados ao bolsonarismo e a favor de privatizações”, alerta seu coordenador-geral, Deyvid Bacelar.

A transparência no processo de indicação também é questionada pela FUP, uma vez que “o ministro de Minas e Energia elaborou sua lista sem discussão prévia”.

Cabo de guerra – De um lado, o governo e a defesa de uma Petrobras estatal e fortalecida. Do outro, um provável Conselho Administrativo com perfil majoritariamente privatista. No meio, os trabalhadores.

Segundo Dayvid, há altos riscos de que o novo Conselho imponha obstáculos para o cumprimento de programa de governo Lula, que inclui mudanças na política de preços de combustíveis, na sistemática de dividendos e fim da privatização da Petrobras.

Punhalada – Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, o sindicalista opina que Silveira “deu uma punhalada nas costas do presidente Lula” e “cagou na cabeça” do ministro Rui Costa, da Casa Civil, contrário às indicações privatistas.

Os nomes ainda vão passar por análise do comitê de pessoas da empresa. Depois, serão submetidos a assembleia de acionistas marcada para abril.

Na avaliação do dirigente, a política de preços da Petrobrás só mudará se o presidente Lula indicar um Conselho efetivamente nacionalista.

MAIS – Acesse o site da FUP.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...