20.8 C
São Paulo
quarta-feira, 21/05/2025

Homenagem ao Corecon-SP é hoje na Alesp

Data:

Compartilhe:

Nesta sexta, 11, o Corecon (Conselho Regional de Economia) do Estado São Paulo) será homenageado na Assembleia Legislativa. A cerimônia se antecipa ao 13 de agosto, Dia do Economista, e se insere nas celebrações dos 70 anos da entidade – que aniversaria em novembro. O Conselho agrega mais de 15 mil profissionais no Estado.

Presidente da entidade, Pedro Afonso Gomes, aponta caminhos e afirma: “De dois anos para cá, buscamos atualizar os economistas, pensando o Século 21, e na inserção profissional nos temas centrais do Brasil.”

Devem comparecer também vários convidados e seis economistas, que serão homenageados. “Optamos por associados há mais tempo na instituição – e na carreira – como forma de homenagear a longa atuação do Conselho,” explica Pedro Gomes.

Pedro também já presidiu o Sindicato dos Economistas do Estado. Neste caso, sua trajetória se parece com a do autor da propositura de homenagem na Alesp, Luiz Cláudio Marcolino (PT). Ela também é Economista e já presidiu o Sindicato dos Bancários de SP.

“Mês” – O aniversário de 70 anos do Corecon é 16 de novembro. Haverá cerimônia na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, mesmo local de fundação do órgão. Até lá, ocorrem eventos abertos, no “Mês do Economista”, na sede do Conselho: 17/8 (“Conjuntura econômica”), 24 (Palestra “Economia, Educação e Meio ambiente”) e 31/8 (Painel “Horizontes da economia no Brasil: Qualidade do ensino, rumos do crescimento e a cunha racial”).

Para participar, fale com o Corecon (11 – 9 9601.4443 – zap) ou se inscreva pela plataforma da entidade. Vagas limitadas.

Brasil – Para Pedro Afonso Gomes, a situação econômica melhorou. “O diferencial foi o diálogo que voltou, entre as instituições e para fora do Brasil também. Isso gera confiança, essencial à economia”, ele comenta. Pedro Gomes resume: “Sem geração de renda, não há transformação social. O chamado mercado não é só o financeiro, em toda a economia, ele é sempre formado de pessoas”.

A função principal do Conselho é fiscalizar o exercício profissional. Mas a entidade também se preocupa com a “inserção nos temas nacionais”, como citado pelo presidente. Os associados podem participar de grupos internos sobre a conjuntura – Comissão de equidade racial, Comissão da mulher, Comissão de Políticas públicas e superação das desigualdades sociais.

Outros esforços têm sido feitos pela entidade, pensando na formação de profissionais novos. “Conseguimos, em menos de dois anos, fazer o número de cursos de graduação subir de 53 pra 59”, enfatiza o presidente do Conselho.

SERVIÇO – Sessão Solene pelos 70 anos do Corecon-SP. Assembleia Legislativa (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201; Plenário Juscelino Kubitschek). Horário: 8 horas.

MAISCorecon-SP vê melhoria no ambiente econômico.

Conteúdo Relacionado

Consulta Nacional ouve demandas dos bancários

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT, com 141 Federações e Sindicatos, convoca os bancários a responder Consulta Nacional. Ideia é...

Ensino Superior segue em luta

Professores da rede privada, Ensino Superior, seguem em campanha salarial no Estado São Paulo. Os Sindicatos integrantes da Fepesp convocam assembleias pra deliberar sobre...

Evento das comerciárias reúne 80 mil em SP

Domingo de lazer, música e cidadania em Artur Alvim, Zona Leste. A Praça do Morcegão recebeu 80 mil pessoas, durante a 13ª edição do...

Ganho real aos frentistas de Goiás

A categoria de frentistas têm obtido ganhos reais em todas as negociações coletivas. O Brasil emprega mais de 500 mil trabalhadores no setor, representados...

Juros altos não contêm alta dos alimentos

Pesquisa Nacional da Cesta Básica, feita pelo Dieese, mostra que o preço dos alimentos básicos continua subindo. Entre março e abril, houve aumento em...