22.8 C
São Paulo
sábado, 7/02/2026

Líder da UGT faz balanço positivo

Data:

Compartilhe:

Ricardo Patah preside o Sindicato dos Comerciários de SP e a Central UGT. Ele faz um balanço positivo do ano e está otimista. Entrevista à Agência Sindical.

                                                Principais pontos:

Negociações – Resultados são satisfatórios. O sindicalista afirma: “Estamos firmando todas as Convenções com ganho de 1,29% acima da inflação”.

Para o dirigente, o ano foi duro, mas desafiador. Ele diz: “As heranças da reforma de 2017, de Temer, ainda afetam o sindicalismo. Mas estamos superando, com o trabalho árduo da diretoria; organização na base; ações relevantes; e garantias nas Convenções e Acordos, instrumentos que aproximam categoria e Sindicato”.

Assistência – “Oferecemos ampla rede de apoio, desde atendimento jurídico e à saúde, como os mutirões de emprego. Nosso Jurídico é forte, com ações coletivas, individuais, mesas-redondas, negociações e muito mais. Destaco o ambulatório médico com mais de 29 especialidades, na Vila Clementino”.

Patah ressalta: “O Jurídico é o coração do Sindicato. A categoria enfrenta problemas de desvio de função, assédio, horas extras… Tanta coisa acontece no dia a dia, e o Jurídico tenta solucionar. Na saúde, fazemos até pequenas cirurgias, principalmente dermatológicas. Houve queda grande nos atendimentos desde a Pandemia. Já chegamos a realizar 123 mil procedimentos. Agora, atendemos 80 mil pessoas. Mas vamos, em 2025, ampliar esse número”.

Emprego – “Os mutirões, que são periódicos, se transformaram em fatos nacionais. Neste ano, oferecemos 25 mil empregos e cursos de qualificação”.

Ricardo Patah conta: “Em 2018 organizamos o primeiro mutirão, com seis mil vagas. Mais de 15 mil pessoas compareceram e, desde então, ampliamos as ofertas. Hoje, ofertamos não só em empregos, mas formação profissional, com apoio do Sistema S e do Centro Paula Souza. Buscamos nos adequar ao que as pessoas e o mercado precisam. O principal atualmente é a qualificação”.

Vaga social – “Oferecemos diariamente oportunidades de emprego. Se você precisa ou conhece alguém que está buscando emprego, o Vaga Social está aqui, no Sindicato, no Centro. Você pode deixar a sede já empregado”.

Clique aqui e assista ao vídeo completo.

MAIS – Site dos Comerciários.

Conteúdo Relacionado

Entidades repudiam violência no Paraná

Repúdio à agressão contra sindicalistaSegue, abaixo, Nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade teve seu diretor Nelsão detido e agredido durante...

Frentistas conquistam aumento

A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato de frentistas do Espírito Santo e o setor patronal, realizada quarta (4 de fevereiro), foi...

Metalúrgicos apoiam reeleição de Lula

Ontem, o sindicalismo fez panfletagem nas estações de trem e metrô, em SP, a fim de massificar os ganhos salariais com a isenção do...

Líder bancária exalta cultura da paz

Passo concreto para uma cultura de paz e contra o feminicídio. Assim é avaliada a iniciativa do Presidente Lula, ao lançar, nesta quarta (4),...

Centrais divulgam impacto da isenção do IR

Na manhã desta quarta (4), Centrais Sindicais e Sindicatos estiveram na estação Brás do Metrô e da CPTM, em São Paulo, para dialogar com...