Os cerca de 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical, no Estado de São Paulo, estão em campanha salarial. Data-base 1º de novembro. Até 30 deste mês, os 53 Sindicatos filiados à Federação realizam assembleias em suas bases, para escolha da pauta.
“As contribuições trazidas pelos filiados serão avaliadas. A pauta será mais representativa se recebermos propostas e reivindicações”, comenta Eliseu Silva Costa, presidente da Federação da categoria no Estado de São Paulo.
A entrega da pauta ao setor patronal deve ocorrer até 10 de outubro. O segmento empresarial se divide por grupos e as negociações metalúrgicas acontecem com cada uma das representações patronais. Grupos, como o 10, por exemplo, se negam a negociar, obrigando a mobilização e acordos empresa por empresa, em todo o Estado.
As negociações dos Metalúrgicos Força, em regra, são precedidas de consultas entre setor laboral e patronato, para agendamento de reuniões ou início de discussão da pauta. Eliseu frisa que há questões novas, como o teletrabalho. “Queremos regras e garantias para companheiros nessa situação”, ele adianta.
CUT – A Federação ligada à CUT (FEM) já está em negociações. A data-base é setembro. O acumulado do INPC no período está em 8,83%.
MAIS – fedmetalsp, fem.org e Sindicatos filiados.
LEIA TAMBÉM:
NOVE DA MULTITEINER MORREM EM ACIDENTE
ENFERMAGEM REALIZA ATOS EM TODO BRASIL
82.373.164 VOZES FEMININAS por JOSINALDO BARROS