Desabamento na Multiteiner, em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), na manhã desta terça (20), matou nove empregados. O Corpo de Bombeiros informou ao diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Marcelo Mendes, que mais de 30 pessoas teriam ficado feridas.
O desabamento da laje ocorreu no momento de palestra de candidatos a deputado estadual e federal aos empregados da empresa. Os candidatos estariam entre os feridos. Vale registrar que o Sindicato de Osasco é uma das entidades metalúrgicas que mais combatem acidentes no trabalho.
A Agência Sindical ouviu Gilberto Almazan, presidente do Sindicato. Ele fala do perfil da fabricante de containers: “A empresa não dialoga com o Sindicato, não negocia, não envia documentos da Cipa e intimida empregados”.
PROVIDÊNCIAS – “Já acionamos o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho por urgência na fiscalização. Exigimos que os órgãos competentes tomem medidas cabíveis”, diz o diretor Marcelo, que também faz parte da direção do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho.
OMISSÃO – Marcelo Mendes critica: “A falta de auditores fiscais e de estrutura dos órgãos fiscalizadores prejudica o combate aos acidentes de trabalho aqui e em todo o País”, desabafa. O Sindicato estuda medidas nos campos trabalhista, previdenciário, civil e criminal.
As vítimas foram encaminhadas ao PS Jacira, PS de Embu das Artes, Hospital Geral do Pirajussara e Hospital Geral de Itapecerica.
Segundo a Cetesb, o projeto original da planta industrial da Multiteiner foi irregularmente alterado.
MAIS – Auris Sousa, assessora de imprensa: (11) 98700.3205/3651.7200 ou no site do sindmetal