Terminaram quarta, 26, as eleições no Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). A chapa encabeçada por Sérgio Butka foi reeleita com 97,3%. Ele também preside a Força Sindical Paraná.
Durou quatro dias o processo eleitoral online pelo sistema “Vota SMC”, do Sindicato. Mais de nove mil metalúrgicos compareceram aos postos de votação online na sede, subsedes e empresas.
Os associados escolheram primeiro a diretoria da entidades; depois, o delegado sindical por empresa. Foram eleitos 34 delegados. O resultado reforça o Sindicato na base. Algo fundamental, na avaliação de Sérgio Butka.
Para ele, o resultado reflete o reconhecimento da categoria pelo trabalho realizado. “Foi uma gestão difícil devido ao desgoverno que atacou sem dó os direitos trabalhistas. Mas agora vamos retomar o caminho das conquistas e avançar nos direitos”, afirma o dirigente.
Todo o processo eleitoral foi transmitido em tempo real pelo YouTube do SMC. A transmissão teve participação de sindicalistas, assessorias econômica e jurídica, e convidados especiais, além de flashes das fábricas. Butka comenta: “Quisemos dar transparência ao processo”.
Desafios – A nova diretoria planeja as próximas lutas. Segundo o presidente reeleito, o trabalho também será de reconstrução e recuperação dos direitos subtraídos. Sérgio Butka adianta: “Vamos lutar pela pauta geral, que inclui a isenção do Imposto de Renda na Participação nos Lucros. Se o patrão não paga, por que o trabalhador deve tem que pagar?”
MAIS – Acesse o site do SMC.