Mais uma vez, a união trabalhador-Sindicato deu resultado. É o que ocorre na Fanem, em Cumbica/Guarulhos. Assembleia na quarta (3) aprovou o acordo negociado entre Sindicato, Comissão de Trabalhadores e empresa.
Em 1º de outubro, a Fanem aplicará 1,27% aos salários, pra complementar o reajuste até 4,77%. Em novembro, ela havia antecipado 3,5%. De fevereiro a setembro, mês a mês, pagará Abono de 3,17%, o que, ao final, somará 25,36% para os cerca de 200 trabalhadores.
CCT – Outro avanço. A Convenção Coletiva será assinada, garantindo a integralidade dos direitos. Por pertencer ao Grupo 10 patronal (que nunca negocia na campanha salarial), a Fanem havia deixado os funcionários a descoberto.
Cesta básica – A empresa tem 120 dias pra providenciar reajuste. Também ficou definido prazo quatro meses pra avaliação de plano de cargos e salários.
Avaliação – O secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) afirma: “O acordo foi conquistado com união, luta e apoio dos companheiros da fábrica”. O vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) completa: “Esse avanço fortalece a busca de novos acordos em empresas do Grupo 10”.
MAIS – www.metalurgico.org.br