Sexta (24), em Assembleia Geral da Campanha Salarial, os metalúrgicos do ABC aprovaram propostas negociadas entre o Sindicato e oito entidades patronais. Os trabalhadores terão reajuste salarial com a reposição integral da inflação, medida pelo INPC em 10,42%, em parcela única.

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho (Max), a negociação foi difícil, mas garantiu bons resultados aos companheiros. “Intensificamos a luta nas mesas de negociação, apoiados pela base, que se mobilizou nas assembleias nas postas das fábricas, e ajudaram a chegar ao resultado positivo”, avalia Max.

Além do reajuste de 10,42% para as empresas do Sindratar, Siescomet, Sicetel, Grupo 8.3 (Simefre e Sinafer), Sindifupi e Sifesp, os funcionários das fábricas integrantes do Grupo 3 e do Sindicel conquistaram 10,5%. Em todas as bancadas, a Convenção Coletiva de Trabalho também foi renovada.

Greve – Apesar desse avanço, os funcionários de algumas empresas que fazem parte de grupos que se recusam a negociar com a categoria e/ou querem aplicar o reajuste de forma parcelada deverão informar greve já neste começo de semana.

De acordo com o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana (Wagnão), nenhuma proposta que desrespeite os trabalhadores, como o parcelamento do INPC, será aceita.

“Aos patrões que apresentam propostas absurdas ou que não sentaram pra negociar, saibam que receberão aviso de greve. Aos demais companheiros, que pela luta conquistaram aumento, parabéns e vamos em frente”, destaca Wagnão.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.