18.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Miro, do Barão, defende frente ampla também na comunicação

Data:

Compartilhe:

Quinta, dia 14, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé completou 10 anos. A década foi avaliada na live da Agência Sindical por Altamiro (Miro) Borges, jornalista e escritor que preside a entidade. Para o presidente Miro, o Barão tem seguido os objetivos de sua criação.

Ele cita quatros pontos, que compõem o programa do Centro, apoiado por uma diretoria de 15 componentes e conselho consultivo com mais de 200 membros. As quatro diretrizes: a luta pela democratização da comunicação; o fortalecimento dos veículos da imprensa alternativa; o estudo da mídia e das mudanças que vive o setor; e a formação de comunicadores. Altamiro diz: “O Barão é um projeto que tem a contribuição de muita gente boa, com uma pluralidade virtuosa”.

O Barão, que se situa no campo progressista e da esquerda, busca ser amplo. “Hoje, o País tem um presidente fascista, que persegue a imprensa. No Barão de Itararé nós nos unimos e prestamos solidariedade a todo jornalista, alvo dos ataques. A luta é pela liberdade de expressão”, alerta o jornalista.

Para Altamiro Borges, autor de vários livros, o movimento sindical também está se reciclando. Ele comenta: “O 1º de Maio deste ano foi uma bela experiência e mostrou como utilizar melhor as redes sociais e os meios digitais pra falar com os trabalhadores e a sociedade”. O Barão, segundo Miro, estuda as novas tecnologias e promove oficinas pra ensinar como utilizá-las da melhor forma. “Mas a mudança é permanente”, observa.

A pandemia da Covid-19 também desafia o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Miro afirma: “Estamos aprendendo com essa nova realidade. Temos feito vários debates pela internet, reportagens e mantido a publicação das colunas semanais. Outra iniciativa é uma bateria de entrevistas pra nacionalizar o Barão e entender como a comunicação pública tem tratado a pandemia nos Estados. Também estamos planejando um curso sobre como se dá a disputa pela hegemonia na era da pandemia. Vamos abordar como funciona esse comitê de ódio, a rede de fake news, entre outros temas”.

Mais – Acesse o site do Barão de Itararé e confira os conteúdos.

Conteúdo Relacionado

Frentistas do Paraná conquistam ganhos reais

Frentistas do Paraná assinaram nova Convenção Coletiva na quarta (28). Negociação abrange os Sindicatos de Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Entidades conquistaram...

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.