Faleceu na Bahia Reginaldo Mendes. Um dos fundadores da categoria vigilante, ele presidiu o Sindicato de Campinas e também a Federação dos Vigilantes no Estado de São Paulo. À época, havia 200 mil trabalhadores na base estadual.
A foto mostra Reginaldo com Leonel Brizola, durante encontro do movimento negro do PDT na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.
Reginaldo Mendes se destacava pela liderança e coragem, pois comandava uma categoria armada e com muitas empresas ligadas a pessoas que tiveram vínculo com a ditadura – patrões linha-dura.
João Franzin, coordenador da Agência Sindical, afirma: “A Agência nasceu dentro de uma sala emprestada pela Federação dos Vigilantes, na Praça da Sé, Centro de São Paulo. Devemos muito a esse baiano gente boa, que liderou grandes mobilizações, greves e vitórias”.
Outra marca de Reginaldo Mendes foi seu apoio aos movimentos sociais e a categorias nascentes. Tinha forte ligação com o movimento negro e, fiel à sua origem afro e baiana, era adepto do Candomblé.