12.6 C
São Paulo
domingo, 20/07/2025

Murilo aponta prioridades dos Engenheiros

Data:

Compartilhe:

A chapa “Trabalho-Integração-Compromisso” saiu consagrada das eleições no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, que terminaram dia 9. A diretoria encabeçada pelo atual presidente, Murilo Pinheiro, venceu com 92% dos votos. Mandato vai até 2029.

O dirigente elenca quatro prioridades para a nova gestão: garantia do salário mínimo profissional; defesa dos interesses dos engenheiros; crescimento nacional justo e democrático, com participação da Engenheira; e aprovação de Projeto de Lei 3.118/23 que torna a Engenharia carreira de Estado.

O dirigente falou à Agência Sindical. Principais trechos:

Eleições – Resultado foi ótimo, com grande participação da categoria. Principal objetivo é seguir melhorando a qualidade de vida dos profissionais de nossa base. O processo de construção da chapa unitária foi fundamental. A Engenharia Unida deve ser uma bandeira não só de entidades sindicais, mas também da Academia, das empresas, das associações e dos conselhos.

Desenvolvimento – Vamos seguir trabalhando por um crescimento justo e democrático de nosso País, e a contribuição dos engenheiros é fundamental. Desde 2006 os Sindicatos e a Federação realizam o “Cresce Brasil”, programa que debate temas como habitação, saneamento, energia, educação e transporte, sempre encaminhando às autoridades as nossas conclusões.

Política – A cada eleição, o Sindicato apresentam a todos os candidatos a cargos Executivos e Legislativos, independentemente de partido, um documento com propostas para o desenvolvimento do brasileiro.

Piso – Apesar da Lei 4.950-A/1966 garantir o Salário Mínimo da Engenharia, muitas empresas fazem de tudo pra não pagar o Piso. O papel do Sindicato é ajudar nossos associados e garantir que esse Piso, conquistado com muita luta, ainda durante a ditadura, seja respeitado.

Jovens – Objetivo da diretoria é ampliar o Núcleo Jovem Engenheiro do Sindicato. Por meio dele promovemos o contato entre profissionais em início de carreira e o pessoal mais experiente, com seminários, visitas a empresas e outras iniciativas. Esse intercâmbio entre gerações é importante pra construir uma noção de coletividade em quem está entrando no mercado.

Mulher – Outro programa do qual me orgulho muito é o Núcleo da Mulher Engenheira, que lançamos em 2022. Sua missão é lutar, defender, representar, apoiar e proporcionar orientação às engenheiras. Mulheres ainda são minoria na categoria, mas a participação cresce a cada ano, e deve ser incentivada. O número de mulheres diretoras aumentará na nova gestão.

MAIS – Site do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...