17.2 C
São Paulo
domingo, 21/04/2024

Nova Central também mobiliza para o 1º de Maio

Data:

Compartilhe:

As Centrais Sindicais realizam o 1º de Maio Unificado, a partir das 10 horas, no Vale do Anhangabaú, Centro, SP. Haverá também shows musicais e atrações culturais.

Tudo grátis.

O presidente Lula confirmou presença. Também foram convidados o prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) e governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

As Centrais trabalham pra reunir cerca de 45 mil pessoas no Anhangabaú. Segundo Moacyr Tesch, presidente interino da Nova Central, por ser um ato unificado, a representatividade dos trabalhadores deve ser ampla. “Participam Servidores, rodoviários, trabalhadores em turismo, entre tantos outros. Estamos reforçando a convocação”, afirma.

O lema do 1º de Maio é “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”. Na pauta, 15 reivindicações que tratam desde política de valorização do salário mínimo até regulamentação do trabalho por aplicativos.

Salário mínimo – A expectativa gira em torno do anúncio da nova política de valorização do mínimo, um dos compromissos de campanha de Lula e Item 1 da Pauta da Conclat 2022.

Pra definir essa política, foi criado em 18 de janeiro um Grupo de Trabalho com as Centrais, técnicos e vários Ministérios, que formularam proposta ao governo. Os sindicalistas esperam que o anúncio seja feito no ato do 1º de Maio.

“É uma política muito importante para o povo brasileiro e uma das promessas de Lula. Entregamos a proposta. Esperamos o retorno do governo”, diz Moacyr. Ele completa: “O presidente sempre afirmou que temos que cobrar.

Estamos fazendo nosso papel”.

Estados – Além do ato nacional em SP, serão realizadas atividades nas principais Capitais: Rio, Salvador, Fortaleza, Distrito Federal, entre outras, celebrarão o Dia do Trabalhador.

Agenda – Nesta segunda (24), as Centrais voltam a se reunir. O encontro acontece às 9 horas na CTB, Zona Oeste paulistana. O 1º de Maio é um dos pontos da pauta.

MAIS Sites das Centrais.

Conteúdo Relacionado

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...

Portuários fazem paralisação em 14 portos do país

Trabalhadores portuários de diversas regiões do País fizeram uma paralisação de seis horas na manhã de quinta-feira, 18. A ação abrangeu 14 dos 32...

Sindicalismo mantém ganhos reais elevados

Segue alto o índice dos aumentos reais nas negociações coletivas. A avaliação é do Dieese, que publica o boletim mensal "De Olho nas Negociações". O...

Metalúrgicos de Guarulhos vão inaugurar trilha no Clube de Campo

O Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região é a maior e mais completa área de lazer da cidade. E...

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Avanços para os 11 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro. A Comissão de Negociação, que representa os empregados,...