17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Nova Central também mobiliza para o 1º de Maio

Data:

Compartilhe:

As Centrais Sindicais realizam o 1º de Maio Unificado, a partir das 10 horas, no Vale do Anhangabaú, Centro, SP. Haverá também shows musicais e atrações culturais.

Tudo grátis.

O presidente Lula confirmou presença. Também foram convidados o prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) e governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

As Centrais trabalham pra reunir cerca de 45 mil pessoas no Anhangabaú. Segundo Moacyr Tesch, presidente interino da Nova Central, por ser um ato unificado, a representatividade dos trabalhadores deve ser ampla. “Participam Servidores, rodoviários, trabalhadores em turismo, entre tantos outros. Estamos reforçando a convocação”, afirma.

O lema do 1º de Maio é “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”. Na pauta, 15 reivindicações que tratam desde política de valorização do salário mínimo até regulamentação do trabalho por aplicativos.

Salário mínimo – A expectativa gira em torno do anúncio da nova política de valorização do mínimo, um dos compromissos de campanha de Lula e Item 1 da Pauta da Conclat 2022.

Pra definir essa política, foi criado em 18 de janeiro um Grupo de Trabalho com as Centrais, técnicos e vários Ministérios, que formularam proposta ao governo. Os sindicalistas esperam que o anúncio seja feito no ato do 1º de Maio.

“É uma política muito importante para o povo brasileiro e uma das promessas de Lula. Entregamos a proposta. Esperamos o retorno do governo”, diz Moacyr. Ele completa: “O presidente sempre afirmou que temos que cobrar.

Estamos fazendo nosso papel”.

Estados – Além do ato nacional em SP, serão realizadas atividades nas principais Capitais: Rio, Salvador, Fortaleza, Distrito Federal, entre outras, celebrarão o Dia do Trabalhador.

Agenda – Nesta segunda (24), as Centrais voltam a se reunir. O encontro acontece às 9 horas na CTB, Zona Oeste paulistana. O 1º de Maio é um dos pontos da pauta.

MAIS Sites das Centrais.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....