13.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Pacheco adia votação de custeio pra enfermagem

Data:

Compartilhe:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, adiou pra depois das eleições a votação das propostas de custeio para o Piso da Enfermagem. Após a categoria realizar, na quarta (21), um Dia Nacional de Mobilização/Paralisação, Pacheco se comprometeu a levar, no dia seguinte, a pauta pra votação no Senado.

RECUO – A decisão do senador pegou a categoria de surpresa. Em entrevista para à Agência Sindical, Solange Caetano, representante do Fórum Nacional da Enfermagem disse:

“A decisão do Pacheco surpreendeu todo mundo, pois, até hoje, ele sempre cumpriu com a palavra e se mostrou empenhado na busca de recursos pra viabilizar o nosso Piso. Agora estamos articulando uma reunião com ele pra entender as causas desse recuo com o combinado”, diz Solange.

Solange, que é enfermeira, conta quais serão as próximas ações do FNE. O Fórum que é composto por representantes CNTS, CNTSS, ANATEN, ABEN, Executiva Nacional de Estudantes, além da Federação, se reunirá na terça (27) para deliberar, inclusive, sobre a possibilidade de uma greve geral.

“Na reunião de ontem decidimos que, nos próximos três dias, os Sindicatos vão fazer assembleias com as bases pra deliberar sobre nossas próximas ações. Na terça (27), o Fórum se reúne pra tomar uma decisão. Existem algumas possibilidades, inclusive, de uma greve geral da enfermagem”, conclui Solange.

Também em entrevista à Agência Sindical, Shirley  Morales, presidente da Federação, disse que a falta de definição dos meios de custeio do Piso faz crescer nas bases uma pressão por greve.

Shirley diz: “após o nove de setembro, quando ouve a primeira mobilização nacional, começou a crescer nas bases dos Sindicatos filiados à Federação uma pressão pela greve geral. Naquele momento, o Fórum Nacional votou por fazer um dia de mobilização. O mesmo aconteceu no dia 21, mas agora a categoria está cansada. Muitos trabalhadores já pedem pela greve”, completa.

MAIS –  CNTSCofen e Coren .

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...