Chapa Trabalho-Integração-Compromisso foi reeleita para dirigir o SEESP na gestão 2026-2029. Segue o empenho em defesa da categoria, a serviço dos associados e em prol do desenvolvimento sustentável.
Representar os engenheiros no Estado de São Paulo – aproximadamente 350 mil profissionais de todas as modalidades, atuantes nos mais diversos segmentos econômicos, nos setores público e privado – é uma grande honra e uma responsabilidade ainda maior. Esta é a missão do SEESP, que na gestão 2026-2029 seguirá a cargo da chapa “Trabalho-Integração-Compromisso”, reeleita pelos associados no pleito encerrado na quarta-feira (9/4).
O voto de confiança depositado na equipe que atualmente conduz a entidade renova o nosso compromisso com a categoria e amplia a disposição de luta em defesa de seus direitos e por sua valorização.
Assentado no programa que recebeu o aval das urnas, o trabalho seguirá norteado pelas três frentes essenciais que têm marcado a atuação do nosso sindicato: ação sindical, prestação de serviços e atendimento aos associados e contribuição com o debate sobre desenvolvimento sustentável do País.
O primeiro eixo envolve campanhas salariais que abrangem mais de 100 mil profissionais e incluem negociações com dezenas de empresas e entidades patronais, além da constante atuação para assegurar direitos, como o respeito ao piso salarial previsto na Lei 4.950-A/1966. Batalha essencial ainda é a reivindicação pela implementação da carreira pública de Estado para engenheiros nas três instâncias de governo (municípios, estados e União).
No segundo está o trabalho constante para oferecer um amplo programa de benefícios exclusivos aos associados, buscando lhes garantir serviços cruciais como planos de saúde, consultoria jurídica e apoio à carreira, além de condições vantajosas em uma qualificada carteira de convênios, disponível na Casa do Engenheiro.
Por fim, temos o papel fundamental desempenhado pelo SEESP, juntamente com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), no âmbito da proposição de políticas públicas e medidas voltadas ao avanço socioeconômico e tecnológico do País com preservação ambiental. Isso se dá especialmente por meio do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, há quase duas décadas importante instrumento de mobilização da categoria para essa pauta.
Integra também nossa agenda prioritária e deve receber ainda mais atenção nesse próximo período, que terá início em janeiro de 2026, a conexão entre o sindicato e a juventude da nossa profissão, futuro tanto da entidade quanto do País. Essencial formar novas lideranças e aproximar desde cedo estudantes e recém-formados da instituição que os representa e estará sempre ao seu lado. A tarefa estará a cargo do Núcleo Jovem Engenheiro (NJE), com o apoio de toda a nossa diretoria.
Da mesma forma, é ponto imprescindível manter e fortalecer o Núcleo da Mulher Engenheira (NME) e as iniciativas em defesa da igualdade de gênero na engenharia e maior inclusão e diversidade na profissão.
Como se vê, os desafios à frente são enormes, mas é igualmente grande nossa disposição de buscar o melhor para os engenheiros e para o Brasil.
Seguimos juntos.
Eng. Murilo Pinheiro – Presidente