Em entrevista ao Jornal Brasil Atual de terça (3), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas ao governo Bolsonaro e a condução do País. Ele reafirma que a situação de desemprego e falta de perspectivas trabalhistas preocupam no Brasil. Para Lula, o trabalhador precisa ter tranquilidade e paz social para produzir. “Quanto mais tranquilidade, mais produtividade”, afirma o ex-presidente.

Para ele, os trabalhadores tiveram a falsa promessa de que haveria criação de empregos a partir da reforma trabalhista, o que não ocorreu. “O Caged informa que foram criadas vagas. Mas que tipo de vagas eles estão falando? Não vemos todas essas pessoas trabalhando. Foi com Carteira assinada? Foi na informalidade? Que tipo de vaga?”, questiona.

Lula aponta que a saída é uma grande união entre o governo, Centrais Sindicais, empresas, sociedade e universidades para que se encontre uma saída para o mundo do trabalho. “Precisamos juntar empresas bem sucedidas, empresários que pensem efetivamente em contribuir com o crescimento do País, juntar universidades, governo, pra que encontremos uma solução de como gerar empregos no Brasil”, conta.

Segundo o ex-presidente, hoje o jovem não tem perspectiva de vida pessoal e muito menos profissional. “Quando eu tinha 14 anos, meu sonho era tirar a Carteira profissional, arrumar um emprego, casar e concluir minha família. Quando me formei torneiro mecânico, sabia que arrumava emprego em qualquer lugar. Hoje, jovens têm curso universitário, se formam e não têm emprego”, explica.

Estado – Lula critica ainda a falta de investimentos do governo em todas as áreas. “As pessoas estão largadas, sem emprego, sem proteção social e sem a existência do Estado”, ressalta. O ex-presidente acredita que a saída é gerar bem-estar social, com investimentos em infraestrutura e nas áreas de educação, saúde e lazer.

MAIS – Clique aqui e assista a entrevista.