19.5 C
São Paulo
domingo, 16/11/2025

PEC dos Agentes avança na Câmara

Data:

Compartilhe:

A PEC 14/2021, que prevê aposentadoria especial para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, foi aprovada quarta (1º) pela Comissão Especial da Câmara. Texto está liberado para votação em plenário.

José Jailson da Silva, presidente do Sindicomunitário-SP, esteve em Brasília para acompanhar a votação. Ele afirma: “Aprovar essa PEC é muito importante pra melhorar a saúde pública nos municípios e as condições de trabalho dos Agentes Comunitários”.

O Sindicato representa Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) no Estado de São Paulo, que atualmente são 34.544 trabalhadores. A PEC beneficiará tantos os ACSs como Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

Projeto propõe também efetivação de agentes temporários ou terceirizados, exigência de concurso público para novos agentes; criação do Sistema de Proteção Social e Valorização das duas categorias; apoio financeiro da União para pagamento do Piso e qualificação profissional; e corte de recursos federais para a saúde em localidades que descumpram a nova legislação.

Jailson considera a aprovação na Comissão uma vitória. “Ontem foi uma grande vitória, com a aprovação pela Comissão Especial do relatório da PEC 14. Agora, as próximas etapas são a aprovação na Câmara dos Deputados e depois no Senado Federal. Essa PEC, além de tratar da aposentadoria especial, ela também trata da regulamentação da contratação como é determinado pela lei 11.350/2006 e que São Paulo nunca regulamentou. A PEC 14 vai tratar de regulamentar essa contratação, que está em desacordo com a lei 11.350, que diz que deve ser diretamente com o município”, explica.

O presidente agradece também ao Fórum Nacional das representações dos ACSs e ACEs e à Federação Nacional dos Agentes de Saúde e de Endemias, que estão mobilizando as categorias em todo o País.

José Jailson e a deputada federal Sâmia Bonfim (Psol-SP)

Apoio – “Hoje é um grande dia. Os Agentes Comunitários de Saúde de São Paulo e de todo o Brasil se mobilizaram muito pra que a gente pudesse chegar no dia de hoje pra aprovar o relatório na Comissão Especial. A categoria merece esse reconhecimento”, afirma a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP).

Mobilização – Na próxima semana, de 7 a 9 de outubro, representantes das categorias voltarão à Brasília para uma grande mobilização. Objetivo é visitar e convencer os deputados a aprovarem a Proposta.

MAIS – Site e redes sociais do Sindicomunitário-SP.

Conteúdo Relacionado

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...

Sintracon-SP recebe Dom Odilo

O Sintracon-SP, que representa trabalhadores da Construção Civil na Capital, será palco de palestra do Cardeal Dom Odilo Scherer. Ela acontece sexta (14), na...

Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação...