O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou nesta semana que “pesquisa é retrato e vida é filme”. Segundo o presidenciável pelo partido de Leonel Brizola, é natural que figuras como Bolsonaro e Lula, que mais aparecem na mídia, tenham posição de vantagem em pesquisas de intenções de voto.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Ciro Gomes afirma que a tendência neste momento é revelar um retrato de notoriedade e conhecimento, diferente de 2022, após as convenções partidárias.

“Bolsonaro está na mídia todo dia. Falando bobagem, mas está. Lula é um cara que foi presidente, está nas eleições desde 1989, mas, quando o povo começar a lembrar que ele produziu essa crise econômica e levou a corrupção ao centro do modelo do Brasil, duvido. Conheço a sabedoria do brasileiro”, conta Ciro Gomes.

Em recente pesquisa divulgada quarta (22) pela Ipec, o pedetista aparece em terceiro lugar no primeiro turno da disputa presidencial. Em um primeiro cenário analisado, ele tem 8% das intenções de voto ante 48% de Lula e 23% de Bolsonaro. Já em um segundo cenário, o presidenciável pelo PDT aparece com 6% das intenções de voto.

Críticas – Além de comentar os resultados das pesquisas, Ciro Gomes ainda aproveitou a sua participação na Rádio Bandeirantes para fazer críticas ao presidente Bolsonaro por seu discurso recheado de mentiras na 76ª Assembleia Geral da ONU.

“Parecia que estava falando para o cercadinho. Ele mentiu. Diz que agosto foi o melhor mês em relação ao desastre da Amazônia. O índice de desmatamento, pelo INPE, é o pior dos últimos 10 anos. Uma mentira chocante, grosseira e burra”, ressaltou Ciro.

Entrevista – Assista à entrevista completa de Ciro Gomes ao jornalista e apresentador José Luiz Datena. Clique aqui.