A produção industrial no Brasil teve queda 0,4% entre agosto e setembro. No terceiro trimestre de 2021, a queda é de 1,1% em comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), promovida pelo IBGE e divulgada nesta quinta (4).
O índice se mostra ainda mais alarmante se comparado com o patamar de fevereiro de 2020. A produção industrial ficou 3,2% abaixo daquele parâmetro. Porém, o que mais assusta são os 19,4% de queda em relação ao nível recorde, registrado em maio de 2011.
Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, em setembro não houve predominância das taxas negativas entre atividades investigadas pela PIM, diferente do que ocorreu em meses anteriores.
“Houve queda na produção em sete dos nove meses deste ano. O que há de diferente em setembro é que a retratação foi mais concentrada em poucas atividades. Mas isso não significa necessariamente que haja mudanças no comportamento predominante negativo do setor industrial, uma vez que ele é ainda bastante caracterizado pela perda de dinamismo”, explica André.
Atividades – Dentre as 26 atividades pesquisadas, dez tiveram resultados negativos no índice geral de setembro. Os piores foram o setor metalúrgico, com queda de 2,5%, e de produtos alimentícios, com 1,3% menos.
Comparativo – Com relação a setembro de 2020, a produção industrial teve queda de 3,9%. Segundo André, esse resultado mostra que há uma relação direta com o menor dinamismo que o setor industrial vem mostrando.
MAIS – Acesse o site do IBGE.