O projeto Padaria na Obra, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), em parceria com diversas empresas, alcançou a marca de 300 canteiros de obras atendidos até o momento e a geração de 700 novos empregos indiretos.

Esse projeto foi incluído na Convenção Coletiva da categoria. Além da evolução na qualidade do café da manhã e lanche da tarde para os trabalhadores, a Padaria na Obra também proporciona novas vagas de emprego para operador de máquinas de assar pães, bem como os atendentes que servem os empregados da construção.

De acordo com Ramalho Junior, diretor do Sintracon-SP, atualmente são mais de 10 empresas que realizam esse trabalho, que tem acompanhamento das construtoras e do próprio Sindicato.

“A Padaria na Obra tem sua importância por oferecer um café da manhã e lanche da tarde de qualidade para os trabalhadores, proporcionando boa alimentação para o longo e duro dia de trabalho, mas também por gerar muitos empregos”, explica o dirigente.

Empregos – Ramalho conta que as ações promovidas através do projeto são fundamentais para, além de gerar empregos, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “A Baldini, fábrica de pães que é pioneira no projeto, contratou 50 novos profissionais para atender a demanda das obras. Uma estatística muito importante”, afirma.

Desjejum – Um dos objetivos da Padaria na Obra é também ceder o desjejum aos empregados na construção civil, a fim de que se evitem os acidentes de trabalho. “Cada 10 acidentes, que aconteciam entre 10 e 11 horas da manhã, oito eram por falta de alimentação”, ressalta o presidente licenciado da entidade, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção.

Convenção – A preocupação com a alimentação do trabalhador é uma marca do Sintracon. Na Convenção Coletiva, além da Padaria na Obra, há também a garantia do tíquete-refeição, o lanche da tarde e o vale supermercado. “É importante que o trabalhador esteja bem alimentado na obra. Mas nesse momento de crise, é de grande importância também que sua família esteja bem alimentada”, conclui o presidente licenciado do Sintracon-SP.

MAIS – Site do Sintracon.