17.5 C
São Paulo
sábado, 5/10/2024

“Reestruturação produtiva” – por Vargas Netto

Data:

Compartilhe:

Reestruturação produtiva – As crônicas da escravidão registram que em um mesmo eito de café de uma das fazendas do senador Vergueiro trabalhavam pessoas com, ao menos, cinco tipos diferentes de relação de trabalho: escravo, ex-escravo, camarada, colono e assalariado. A heterogeneidade da força de trabalho é uma constante do capitalismo em todas as suas épocas.

Mas o que acontece hoje no mundo (exceto na China) é esta desorganização histórica elevada ao cubo, com o multiplicador do desemprego maciço e da informalidade crescente.

A multinacional Mercedes Benz em sua fábrica de São Bernardo pretende agravar essa situação demitindo 3.600 metalúrgicos, 1.300 dos quais temporários e terceirizando quase toda a sua cadeia produtiva.

E a isto chama “reestruturação produtiva”, como transparece na matéria assinada por João Sorima Neto, no Globo de segunda-feira, (19/09), “para driblar a crise”.

A reação dos metalúrgicos e do sindicato do ABC não tem sido a mesma que tiveram os colegas de São José dos Pinhais e o sindicato de Curitiba ao enfrentarem por duas vezes com greves longas os arreganhos da multinacional Renault. Ela foi obrigada a recuar de suas maquinações “reestruturantes”, até mesmo as antissindicais.

Esperemos que a habilidade em negociação dos paulistas preserve, pelo menos, os direitos dos trabalhadores que percam seus empregos.

Como complemento deste texto conclamo à solidariedade aos enfermeiros e às enfermeiras, aos técnicos de saúde, aos auxiliares e às parteiras em sua luta (agora defensiva) para garantir o piso profissional de suas profissões que é lei.

Eles vão à luta com seus Sindicatos, entidades profissionais e conselhos para obter que o Congresso Nacional reafirme sua decisão e confirme a validade do diploma legal promulgado corrigindo eventuais erros e insuficiências porventura existentes.

João Guilherme Vargas Netto – Consultor sindical de entidades de trabalhadores e membro do Diap.

Clique aqui e leia mais opiniões de Vargas Netto

Conteúdo Relacionado

Unidade metalúrgica – Ricardo de Oliveira (Xabi)

O mundo de hoje divide as pessoas, o mundo atual estimula o individualismo egocêntrico, os líderes mundiais das potências promovem a competição selvagem. Ou...

A importância das eleições municipais – Sergio Luiz Leite

Em 6 de outubro, os brasileiros voltarão às urnas para escolher seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais. Em um cenário político cada vez...

Eleições (2) – João Guilherme Vargas Netto

Em meu último texto falei sobre eleições de uma maneira convencional, com descrições de procedimentos correntes sem atentar para o verdadeiro rio subterrâneo que,...

Seja bem-vindo, Outubro Rosa! – Maria Auxiliadora

O mês mais rosa do ano!A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente com o objetivo de alertar e compartilhar informações as todas as mulheres...

Votar para melhorar a vida de todos – Murilo Pinheiro

Neste domingo (6/10) mais de 155 milhões de brasileiros podem ir às urnas para escolher vereadores e prefeitos nos municípios por todo o País....